Coluna SocialDelson CarlosEntrevistasNotícias

Entrevista por Delson Carlos 13/11/2023

Class News

Uma mulher empreendedora que carrega no sangue a fibra de uma mulher de sucesso

O empreendedorismo na gastronomia é algo que sempre está em alta, pois esse tipo de negócio costuma dar certo até mesmo em períodos de crise. Afinal, as pessoas até podem cortar gastos em algumas áreas, mas não podem deixar de se alimentar, não é mesmo? Porém, para abrir um novo negócio, não basta dominar as técnicas gastronômicas e saber como preparar receitas e pratos saborosos. É preciso saber como precificar os produtos que serão vendidos, investir, verificar as exigências das leis e outros fatores, e assim me tornei a empreendedora Marly Siqueira.

DC – Conte um pouco a respeito da sua trajetória profissional.

MS –Comecei a trabalhar em 1995 na área da gastronomia e em 1998 trouxe para Goiânia o Café Cancun, que foi uma casa incrível, tanto para minha formação profissional, quanto para nossa sociedade que tinha um lugar divertido para se distrair com uma excelente gastronomia. A partir de 2005 até 2011 fiz diversas consultorias na área de bares e restaurantes, inclusive fui consultora no Festival de Gastronomia em Pirenópolis. Em 2011 abri meu primeiro restaurante, O Victória, em sociedade, mas foi em 2013 que começou minha mais incrível história profissional solo, que foi resgatar toda uma história de vida para montar meu próprio negócio, onde pude personalizar meu amor a gastronomia.

DC – Quais as áreas relacionadas para uma empresária da gastronomia?

MS – É um mercado muito vasto, podendo ser panificação e confeitaria, cozinha criativa, segurança alimentar, consultoria gastronômica, desenvolvimento de produtos e gestão de estabelecimentos. Mais acredito que para atuar em qualquer dessas áreas e ser empreendedora, primeiramente, precisamos amar a área escolhida e principalmente conhecer todas as nuances que compõe esse mercado, conhecer o básico que é uma horta, ter conhecimentos de mercado, entender pessoas e ter consciência crítica gastronômica para poder somar todas as experiências para ter credibilidade profissional.

DC – Qual foi o seu maior desafio?

MS –Sem sombra de dúvidas foi a implantação do Antônia, onde comecei sozinha uma história idealizada e concretizada por mim.

DC – Conte um grande feito realizado por Marly Siqueira.

MS – Uma vida de muitas histórias para contar, grandes espetáculos, grandes shows e eventos, inclusive o camarote no carnaval de Salvador – BA. Mas fazer o buffet do casamento dos meus dois filhos foi sem sombra de dúvidas minha maior honra.

DC – Voltando há anos atrás, como surgiu o saudoso Café Cancun?

MS – Saudoso mesmo, história de uma vida onde foi glamorosa e gratificante, mas o suficiente para me profissionalizar e me tornar uma empresária realizada que sou hoje.

DC – Ouvi há dias atrás a linda história do Antônia, poderia nos contar?

MS –O Antônia é uma referência a minha pessoa, que sofri muito para chegar até aqui. Eu tinha esse nome dado por minha mãe, mas que não gostava porque recebia bulling na escola com apelidos como; Totonha, Tunica, Toinha e por aí vai (risos), mas que na minha imaturidade tirei ele do meu registro. E a vida é isso, uma gama de desafios e quando fui buscar minha referência, me deparei que esta seria a minha avó materna e daí busquei resgatar e homenagear aquela que era minha referência. Inaugurei o Antônia Bistrô em 2013 e em 2017 transformei com meus sócios em Antônia Buffet.

DC – Quem é Marly Siqueira?

MS – Uma mulher que continua sendo sonhadora, que precisa de carinho e amor para viver, que é frágil e polivalente, que nasceu pronta para as diversidades que a vida nos apresenta.

DC – O que gosta de fazer em seus momentos de lazer?

MS – Amo cozinhar e as coisas mais simples da vida, que é comer um pastel com um refrigerante Mineirinho todos os domingos na feira, fazer almoço para meus filhos, noras e família e com isso, claro, um bom whisky ou um vinho para relaxar.

DC – Uma mensagem para os leitores como uma empresária de sucesso na gastronomia para quem está começando na profissão e deseja ingressar nesta área.

MS – Primeiramente tem que amar e depois ter a certeza que quer ser a pessoa que irá fazer milhões de pessoas ter prazer e felizes com o sabor que escolheu para te representar.

DC – Deixe uma mensagem de carinho para esse colunista e seus leitores.

MS –Para mim é um prazer ser entrevistada por você meu querido Delson, esse grande e competente profissional da área da comunicação e muito respeitado por todo o país e que seus leitores, tem que ter a honra em ter você como essa grife do colunismo brasileiro.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo