Entrevista por Delson Carlos 06/11/2023

Class News
Foto: Wellington Robson
Elpídio Fiorda Neto, um homem de sucesso
Elpidio Fiorda Neto, paulistano, 70 anos, jornalista profissional, repórter fotográfico, em Goiânia há 45 anos, trabalhou no Sebrae Go gerenciando o projeto de turismo por 12 anos, editor do Anuário Turístico de Goiás, premiado nacionalmente por duas vezes, foi secretário de Turismo de Goiânia e desenvolveu inúmeros projetos no turismo goiano. Na área da gastronomia esteve a frente em alguns empreendimentos e há 23 anos coordena a tradicional Feijoada do Elpidio, evento que hoje já faz parte do calendário de eventos de Goiânia.

DC – Qual a sua formação profissional?
EF – Econômica até 2⁰ Ano FMU- Faculdade Metropolitana Unidas SP
DC – Faça um breve resumo sobre a sua trajetória.
EF – Repórter fotográfico, aluno do arquiteto Júlio Artigas Filho, USP, e do fotógrafo Solange Bibas, Gazeta Esportiva de SP, profissional que cobriu todas as copas do mundo de futebol enquanto esteve em atividade.
DC – Por que escolheu trabalhar com o grande público da sociedade goianiense? Alguém te inspirou?
EF – Sim, logo na minha chegada em Goiânia fui convidado pelo Jornalista Arthur Rezende Filho de “0 Popular” coordenador do tradicional Festival Comunicasom cobrir todo o evento e por 15 anos tive o prazer de acompanha-lo nos mais importantes eventos sociais de Goiânia.
DC – Todo evento requer muito trabalho antes, durante e após a sua realização. Como você faz para manter todas as etapas organizadas para garantir que o trabalho sairá como o planejado?
EF – Hoje a equipe é composta de várias pessoas que seguem a risca um determinado planejamento de tarefa e atividades.
DC– Durante sua trajetória como profissional da gastronomia e da imprensa, você já se deparou com um imprevisto difícil de ser contornado? Como você lidou com essa situação?
EF – Sempre ocorre imprevistos e situações fora do planejado, para isso a equipe volta a reunir e achar sempre a melhor saída.
DC – Conte sobre como surgiu a famosa e tradicional Feijoada do Elpídio e como será a próxima.
EF – Surgiu no ano em 2003 exatamente em 22 de novembro de 2003 no Restaurante Ciau Bella no Jardim Goiás na comemoração dos meus 50 anos, na época eu comandava a Secretaria de Turismo de Goiânia e a próxima Feijoada do Elpidio será histórica e especial na comemoração dos vinte anos do evento e dos meus 70 anos. Será realizada na Villa Cavalcare no próximo 25 de novembro.
DC – Fale sobre a sua família. Como concilia trabalho com casa?
EF –Hoje vivo em função dos filhos e netos e não abro mão disso, são amores incondicionais. Minha filha Florence é a Digital Mídia que cuida da administração das redes sócias de todo o marketing dos seguimentos: Feijoada do Elpidio, Gastronomia do Elpidio e do Buffet Feijoada do Elpidio. Virou uma marca registrada e meu neto Isaac de 8 anos é o garoto propaganda da Feijoada.
DC – Quais os seus novos projetos?
EF – Manter a marca no mercado muito competitivo da gastronomia de Goiânia
DC – Por fim, deixe uma mensagem, como um profissional de sucesso para os jovens que estão começando.
EF – Criatividade, profissionalismo e determinação em tudo que for fazer e acreditar sempre.