Saúde

Entenda a importância de uma alimentação balanceada para a saúde da mulher

Class News
Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, alguns alimentos são grandes aliados para prevenir e amenizar enfermidades

O Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima segunda-feira (8), traz a oportunidade de ressaltar a importância de investir na saúde do corpo e da mente. Doenças como depressão, obesidade, infecção urinária e câncer de mama são as principais enfermidades que acometem as mulheres ao longo da vida, entretanto, o surgimento desses problemas pode ser evitado com cuidados especiais envolvendo, principalmente, a alimentação.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, informa que muitas doenças podem ser prevenidas (ou amenizadas) com o consumo de alguns alimentos. “Os sintomas de TPM e até algumas enfermidades, como síndrome do ovário policístico e endometriose, podem ter a alimentação como uma forte aliada no tratamento”, informa.
Fatores como envelhecimento acentuado da pele, constipação – que tende a ocorrer mais para o gênero feminino -, queda de cabelo e unhas e menopausa também são disfunções que tendem a ser reguladas ao investir em refeições balanceadas.

Isso porque, na maioria das vezes, a deficiência nutritiva é um dos fatores que acentuam esses distúrbios. Para evitar dores de cabeça, o ideal é apostar no consumo de frutas cítricas para ajudar na produção de colágeno e para promover a melhora da imunidade.

“Proteínas são igualmente fundamentais para a alimentação do dia a dia, pois auxiliam na redução da perda de massa magra. Não podemos esquecer também dos legumes, frutas e verduras em geral, pois esses alimentos fornecem vitaminas e minerais para todas as funções vitais do nosso corpo”, conta.

Além disso, vale ressaltar que a hidratação é outro ponto importante para manter a saúde em dia, visto que promove imunidade, saúde para a pele, cabelo e unhas.

A nutricionista ainda alerta que é necessário evitar carboidratos refinados, como açúcares e alimentos industrializados, visto que são responsáveis por aumentar inflamações. Alimentos ultraprocessados também não são indicados para o cardápio, pois favorecem o surgimento de doenças crônicas.

Para incentivar o consumo de alimentos de qualidade e benéficos para as mulheres, Renata indica duas receitas práticas, saborosas e nutritivas para serem incluídas no cardápio. Confira:

Maçã cozida com cravo e canela

1 maçã com casca picada em cubinhos
½ col de café de canela em pó
3 cravos da índia

1) Coloque os pedaços de maçã em um recipiente de vidro e salpique a canela, misturando bem.
2) Acrescente os cravos e leve ao micro-ondas por 2 minutos.
3) Se desejar, amasse ou bata no mixer após retirar do micro-ondas.
4) Utilize com uma sobremesa, acompanhando torradinhas e até mesmo para adoçar bolos e tortas, misturando a maçã cozida na massa.

Smoothie antioxidante
½ col de café de açafrão ralado
½ xícara de chá de amoras congeladas
½ xícara de chá de framboesas congeladas
1 xícara de chá de água de coco

1) Bata tudo no liquidificador e consuma em seguida.
2) Se desejar, pode comer de colher – acrescente castanhas picadinhas ou granola nesse caso!

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo