NotíciasSaúde

Dia Mundial da Obesidade – 04 de março

Class News

Tratamento cirúrgico para obesidade requer avaliação multiprofissional

Dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade, e a data tem como objetivo coordenar melhor os esforços para reconhecer a obesidade como uma doença multifatorial e crônica, que se tornou um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. No Brasil, quatro em cada dez pessoas estão acima do peso, e a obesidade está relacionada a diversos males, como diabetes, problemas cardiovasculares, apneia do sono, câncer, entre outros.

Para evitar consequências mais graves, é importante buscar ajuda especializada, e o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. Nos casos de tratamento cirúrgico, a avaliação multiprofissional é fundamental para estabelecer metas e modificar o comportamento do paciente, aumentando as chances de sucesso da cirurgia e evitando possíveis complicações. No entanto, é importante lembrar que a cirurgia não é uma solução mágica, e deve estar associada a atividade física e uma reeducação alimentar para se ter um sucesso a longo prazo. Se você está acima do peso e busca ajuda, não hesite em procurar um especialista para orientação e tratamento adequado. A sua saúde e qualidade de vida estão em jogo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade é um dos dez maiores​ problemas de saúde pública, uma epidemia que já atinge 300 milhões de pessoas pelos cinco continentes. No Brasil esse cenário não é diferente e o número de indivíduos com obesidade evolui de maneira preocupante nas últimas três décadas. Por isso é tão importante buscar ajuda especializada, para evitar consequências mais graves. “A cirurgia bariátrica é indicada para paciente obeso, que tenham mais de dois anos de tratamento clinico e sem resposta a este, entre 18 e 65 anos com IMC igual ou acima de 35kg/m2 que apresente outras comorbidades, como hipertensão e/ou diabetes, para aqueles com IMC igual ou maior de 40kg/m2 independente de apresentar ou não comorbidades”, explica o cirurgião gastrointestinal Leonardo Porto Sebba.

Segundo o profissional, a perda de peso depende de um conjunto de fatores que englobam a genética, ou seja, o metabolismo de cada organismo, além de problemas hormonais e hábitos de vida como exercício físico e alimentação. “Na nossa sociedade, com a correria em que vivemos, o estresse e a baixa qualidade da alimentação também contribuem para dificultar a perda de peso, pois geram ansiedade que fazem com que a pessoa exceda na alimentação”, ressalta.

A obesidade está relacionada a diversos males. Quanto mais alto o Índice de Massa Corpórea (IMC), maiores os riscos de diabetes, problemas cardiovasculares – incluindo AVC, doenças de articulações, apneia do sono, depressão, câncer, entre outros, afetando a qualidade de vida e a longevidade.

Nos casos de tratamento cirúrgico, o pré-operatório do paciente para a cirurgia bariátrica é fundamental, reduzindo as chances de possíveis complicações e aumentando o sucesso da cirurgia. A avaliação feita pela equipe multiprofissional permite estabelecer metas e modificar o comportamento do paciente. “O paciente deve ter em mente que a cirurgia não é uma solução mágica, ela precisa estar associada a atividade física e uma reeducação alimentar para se ter um sucesso a longo prazo, e evitar que se ganhe peso novamente com o passar do tempo”, explica o médico.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo