Política

Embaixador do Chile no Brasil se reúne com Lincoln Tejota

Class News

Encontro faz parte da atuação do vice-governador para estreitar relações internacionais do Estado

O vice-governador Lincoln Tejota recebeu na manhã desta sexta-feira (1º/11), o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztía, para trocarem experiências sobre boas práticas de gestão e aprofundarem as relações institucionais e comerciais entre os dois países, sobretudo com o Estado de Goiás.

A equipe técnica do Governo Estadual apresentou dados que podem impulsionar o comércio com o vizinho latino-americano, além das potencialidades que o Estado oferece, como investimento em infraestrutura para transporte da produção, posição logística estratégica e a internacionalização do aeroporto de Goiânia, inclusive com o desejo de implantar vôos diretos entre a capital e Santiago, capital do Chile.

Lincoln Tejota destacou que o Governo tem trabalhado de forma constante para criar um ambiente cada vez mais favorável para o investimento e desenvolvimento econômico e convidou o embaixador para que participe, junto com investidores chilenos, de missões para conhecer os benefícios que Goiás oferece. O vice-governador destacou, por exemplo, que o Estado possui mais de 90 cidades com potencial turístico e que, até o fim do mandato, o Governo deve trabalhar para estimular ainda mais as atividades turísticas nessas regiões.

Atualmente, Goiás importa do Chile produtos como vinhos e adubos minerais ou químicos e exporta carne bovina. O estado ainda tem capacidade para comercializar, entre outros produtos, veículos e tratores. O Brasil é o 3º país de origem das importações chilenas.

“As soluções inteligentes para os problemas que enfrentamos estão nas boas parcerias e nas relações internacionais. Temos buscado conversar com quem possui ideias e práticas de gestão inovadoras. Se os países não interagem uns com os outros, não há como sair da crise, que é mundial. É preciso fortalecer as relações internacionais e a troca de experiências para que tenhamos bons resultados não só para Goiás, mas também para o Brasil”, ressaltou o vice-governador.

Corpo de Bombeiros

O embaixador também se interessou pelo trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. O comandante-geral da instituição, Dewislon Mateus, apresentou as atividades desenvolvidas e que podem ser replicadas, já que se inicia agora no Chile um severo período de estiagem. O vice-governador colocou os bombeiros goianos à disposição e determinou que iniciem a interlocução com o grupo chileno responsável pelo combate aos incêndios.

O Corpo de Bombeiros de Goiás está presente em 42 municípios e, até 2022, deverá chegar a mais seis cidades e atingir 77% da população. Hoje, mais de 510 mil pessoas são beneficiadas pelos serviços da corporação. Em 2019, mais de 115 mil ocorrências foram atendidas.

 

 

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo