Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/classnew/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
O retorno das férias e a busca por atividades físicas – Class News
NotíciasSaúde

O retorno das férias e a busca por atividades físicas

Class News

Neurocirurgião alerta para os riscos para a saúde, especialmente para a coluna e articulações, da prática de atividades físicas sem orientação profissional adequada

Quando chega agosto, após as férias, é comum as pessoas se preocuparem em iniciar um ciclo de vida saudável – começa a busca por dietas e pelas atividades físicas –, para compensar os excessos cometidos nas férias ou para recuperar o tempo perdido desde o início do ano. Alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos são medidas recomendadas a todos que desejam levar uma vida equilibrada. Entretanto, a prática de atividades físicas sem a orientação profissional pode ter o efeito oposto, prejudicando a saúde de quem se arrisca sozinho. Para largar o sedentarismo sem riscos, é importante contar com o apoio de quem sabe o que está fazendo.

Segundo o médico Túlio Rocha, neurocirurgião especialista em coluna, as articulações são as primeiras a sofrer com a prática de atividades físicas sem orientação de um profissional. Outros riscos são a tendinite e até problemas mais graves, como cardíacos e de pressão arterial.  Há ainda perigos para pessoas hipertensas ou diabéticas e os riscos de fraturas ou lesões musculares. A coluna também pode ser muito prejudicada.

Para evitar problemas deste tipo, é imprescindível que o aluno busque orientação médica antes de começar a se exercitar, aconselha o neurocirurgião. Assim, o especialista poderá saber o estado físico e as condições do aluno. Medindo a pressão e os batimentos cardíacos, o profissional conhece o perfil de cada um, o que costuma ser complementado com uma conversa e exames de como colesterol e triglicérides, entre outros. 

Medidas simples como esse tipo de consulta evitam problemas de saúde no futuro e oferecem segurança para a prática de exercícios físicos. Certas atividades como musculação e exercícios aeróbicos precisam de prescrição, por isso, é importante que o professor converse com o aluno antes e entenda suas necessidades – antes de definir as séries de exercícios, os objetivos do aluno devem ser levados em conta: será que ele quer emagrecer, ganhar massa muscular ou a definir musculatura.

Caso tenha interesse em desenvolver esta pauta, o médico Túlio Rocha pode falar sobre os riscos para saúde da prática de atividades físicas sem acompanhamento profissional adequado e orientar sobre o que o indivíduo deve fazer para que as atividades físicas realmente proporcionem melhor qualidade de vida ao invés de trazer riscos para a saúde.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo