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Comida di Buteco 2023 será realizado de 7 de abril a 7 de maio no circuito Goiás

Class News

Fotos: Rogério Porto

Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, 59 estabelecimentos participam do concurso, que deve eleger o melhor boteco goiano. Em 2023, todos os petiscos terão preço único de R$ 30,00 e o tema para elaboração dos pratos será ervas e especiarias

No período de 7 de abril a 7 de maio, 59 estabelecimentos do circuito Goiás (Goiânia e Aparecida de Goiânia) vão participar do Comida di Buteco 2023. O concurso vai eleger o melhor boteco de Goiás. A cada dois anos, a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. A edição deste ano trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: Ervas e Especiarias – que são utilizadas nas cozinhas de todo o País, aceitam apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os botecos possam explorar e abusar da criatividade. Em 2023, os petiscos terão preço fixo de R$ 30,00.

A novidade nacional é que o concurso ganha quatro novos circuitos – Maringá, Londrina, Blumenau e Joinville -, alcançando 24 circuitos no total e 50 cidades participantes. Todos os circuitos vão eleger os melhores de seus locais e depois os vencedores concorrerão ao título de melhor do País. Em Goiás, o anúncio do campeão será no dia 23 de maio, em local a confirmar.

Iniciado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco hoje cobre todo o País e chegou a 23ª edição nacional. Em Goiás, o concurso está na 15ª edição, em 2023. Em 2021, teve a participação de 480 botecos, ampliou a presença de estabelecimentos no ano passado, chegando a 800 botecos de Norte a Sul do País, e agora, em 2023, bate recorde, com 1.000 botecos participantes em todo o Brasil.

Mecânica de participação e premiação
O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Boteco de cada circuito e não o melhor petisco. Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, quando a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os vencedores para que seja eleito, então, o melhor boteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

Transformação
Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, o Comida di Buteco segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos botecos participantes e promovendo desenvolvimento sócioeconômico.

Em 2022, o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance:
• +9 milhões pessoas impactadas diretamente nos botecos
• 900 mil votos
• 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso
• 10 milhões de alcance nas redes sociais
• 9 milhões de pageviews no site
• Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema
• 100 mil turistas presentes nos circuitos
• + de 8 mil empregos gerados

Perfis
Com o foco de ‘transformar vidas’, o concurso tem como perfil de botecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes nem franquias. Todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange: o “buteco”, que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como fontes financiadoras; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do boteco – gera empregos, impostos, turismo; e abrange grandes parceiros, mídia jornalismo, influenciadores e, finalmente, o público, que visita e vota nos botecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca, de forma poderosa, toda a cadeia na qual o boteco está inserido.

Serviço:
Concurso Comida di Buteco 2023
Período: 7 de abril a 7 de maio
Local: 59 botecos em Goiânia e Aparecida de Goiânia
Mais informações: www.comidadibuteco.com.br

Coordenação Comida di Buteco
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA
Facebook: /comidadibuteco
Instagram: _comidadibuteco
Twitter: @_comidadibuteco

Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do Concurso
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: O BUTECO.

Marcas que ajudam a construir a nossa história:

Mc Cain
McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.

McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a CDN$ 10,5 bilhões. 

Frontera
Frontera sabe que comer tem tudo a ver com viajar e nasceu com o objetivo de extrapolar para o universo de snacks as diferentes culturas do mundo. Perfeitos para serem consumidos a qualquer hora e momento, os snacks Frontera são preparados a partir dos melhores ingredientes e prezam pela melhor qualidade.

A marca, que pertence a M. Dias Branco desde 2021, tem uma linha diferenciada de snacks, que hoje varia de tortillas a batatas. Neste ano, Frontera patrocina pela primeira vez o evento Comida di Buteco ao incentivar os bares a criarem petiscos utilizando as Tortillas Frontera. Os petiscos serão exclusivos do evento e pretendem ressaltar o sabor das tortillas da marca.

Tijuca Pilsen
A Tijuca é uma cerveja sofisticada, suave e saborosa, produzida com malte e lúpulo de alta qualidade, além da água mais pura da Amazônia, o que dá à Tijuca o toque de classe que uma cerveja da categoria premium precisa.

Por mais um ano, a Tijuca é a cerveja oficial do Comida di Buteco no Pará, pois acreditamos na força da tradição dos botecos familiares e suas criações gastronômicas imperdíveis. Afinal, quem vai provar das melhores comidas de Belém, merece a melhor cerveja também!

Chandon
Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais.

Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem para 2 pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso as nossas novidades e benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter .

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia
Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão.

Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende.

A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa.

Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

Delta
Lançada em 2007 e presente no Brasil desde 2013, Delta Q é um sistema de cápsulas e máquinas de cafés, resultado da visão e da inovação da Delta Cafés, marca que há mais de 60 anos conquista a preferência dos portugueses e que se tornou líder do mercado no País.

É uma combinação única de lotes de café das mais diversas origens, conservada em cápsulas que preservam todo o sabor e aroma, e que é preparada através de uma sofisticada e elegante linha de máquinas. “Vimos no Comida di Buteco uma grande oportunidade de levar aos bares o hábito de beber um expresso perfeito como o ultimo “ato” do botequeiro. É o que denominamos “saideiradasaideira”!

Para os estabelecimentos, concebemos um “kit” composto por uma máquina de café Delta Q, as cápsulas e xícaras para que o Buteco possa ter, no cardápio, um café expresso de máxima qualidade, mas com operação simples, sem desperdícios e que ocupe pouco espaço no estabelecimento, além de agregar um faturamento que, hoje, é subestimado pelos bares”, diz Carlos Castro, Country Manager da Delta Cafés no País. Para acompanhar todas as novidades e curiosidades, acesse: Facebook: /DeltaQBrasil / Instagram: @DeltaQ.br

Gordon’s
Usando os mesmos ingredientes que Alexander Gordon usou há mais de 250 anos, Gordon’s criou o personagem clássico do gin para fazer o G&T perfeito com um sabor limpo e dominante de zimbro.

É o gin mais vendido no mundo e em 2023 levará para o Comida di Buteco, seu sabor, para que todos os butequeiros possam experimentar “o gin dos gins”, premiado mundialmente. Em 12 circuitos do Comida di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.

Novos Negócios
Com o objetivo de manter a chama do Comida di Buteco acesa com seu público, mesmo fora do período do concurso, alguns projetos de extensão da marca em conjunto com grandes marcas em diferentes categorias:

Piraquê
Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto, tem um Quê de Piraquê!

Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de petiscos de boteco para o público.”

Sympla
Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país.A tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia.

A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes. Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets simples, barata e acessível.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

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