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Comida di Buteco 2022 será realizado de 8 de abril a 8 de maio no circuito Goiás

Class News

Fotos: Rogério Porto

Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, 49 botecos participam do concurso, que deve eleger o melhor boteco goiano. Nesta edição, todos os petiscos terão preço único de R$ 27,00 e o tema é livre para elaboração dos pratos

O Comida di Buteco já tem data confirmada para a edição 2022. Será de 8 de abril a 8 de maio no circuito Goiás, que integra Goiânia e Aparecida de Goiânia. Ao todo, 49 estabelecimentos vão disputar o título de melhor boteco de Goiás. Neste ano, o tema para elaboração dos pratos é livre e todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 27,00. O concurso mantém a tradição de ‘transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa’, promovendo a valorização da cultura de ‘buteco’, além de eleger também, desde 2016, o Melhor Boteco do Brasil.

Iniciado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco hoje cobre todo o País. São 21 circuitos espalhados por 12 estados e o Distrito Federal, envolvendo 40 cidades brasileiras. Em Goiás, o concurso está na 14ª edição, em 2022, e chega a 22ª edição nacional. Com 480 botecos participantes em 2021, o concurso ampliou a presença de estabelecimentos neste ano, chegando a 800 botecos de Norte a Sul do País.

Um dos motivos para essa ampliação é a busca pela retomada e o fortalecimento do segmento de bares e restaurantes, que está entre os que mais sofreram com a pandemia da Covid-19. De acordo com a organização do Comida di Buteco, 30% dos botecos do concurso, em todo o Brasil, tiveram suas portas fechadas no período 2020 e 2021. “Mas o Comida di Buteco continua firme no seu propósito e buscou mais ‘butecos’ para fazer parte do concurso e valorizar estes pequenos negócios e empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade”, afirma Maria Eulália Araújo, sócia-fundadora do Comida di Buteco.

Mecânica de participação e premiação
O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, pois elege-se o ‘Melhor Buteco’ de cada circuito e não o melhor petisco. São escolhidos os vencedores e 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. Em 2021, por causa da pandemia da Covid-19, que impactou economicamente os estabelecimentos, não houve desclassificação de botecos.

Neste ano, na primeira etapa do concurso (abril a maio), em cada uma das cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade, avaliando a performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o ‘Melhor Buteco do Brasil’, que será conhecido e premiado em julho de 2022.

Perfis
Com o foco de ‘transformar vidas’, o concurso tem como perfil de botecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes nem franquias. Todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange: o “buteco”, que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como fontes financiadoras; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do boteco – gera empregos, impostos, turismo; e abrange grandes parceiros, mídia jornalismo, influenciadores e, finalmente, o público, que visita e vota nos botecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca, de forma poderosa, toda a cadeia na qual o boteco está inserido.

Serviço:
Concurso Comida di Buteco 2022
Período: 8 de abril a 8 de maio
Local: 49 botecos em Goiânia e Aparecida de Goiânia
Mais informações: www.comidadibuteco.com.br

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

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