GastronomiaNotícias

Dicas de como fazer um bom churrasco, paixão do brasileiro

Class News

Existem alguns cuidados básicos na hora de fazer um churrasco impecável como a escolha dos cortes ou a forma de temperar, para que ele seja um verdadeiro sucesso

Quando se fala em paixão brasileira diversas opções são dadas, inclui-se nelas aquele bom e velho churrasco. Hoje, com muitas variações a depender de cada particularidade, o churrasco é o queridinho das reuniões, sejam elas familiares ou com amigos. Afinal, nada melhor que estar com quem amamos em um domingo de sol e passar o dia ao redor da churrasqueira saboreando diferentes e deliciosos cortes de carne, além dos tradicionais acompanhamentos, é claro. Mas existem alguns cuidados básicos na hora de fazer um churrasco impecável, para que ele seja um verdadeiro sucesso.

Que brasileiro adora um churrasco todo mundo sabe. E, dependendo da região do País, ele não é visto só como um evento social de fim de semana, mas sim como uma tradição. Apesar de acharmos que estar ao redor da churrasqueira é uma coisa fácil, Fabrício Ribeiro Mateus, Formador Regional de Açougue & Frios, da rede Super Barão, diz que é preciso se atentar a alguns pontos para saber fazer um bom churrasco. “Em primeiro lugar planeje bem o seu churrasco. Isso significa pensar em todos os detalhes e um deles é o momento de acender o carvão. Para que ele esteja pronto para grelhar suas carnes é preciso de, no mínimo, uma hora de contato com o fogo”, começa.

Outro ponto importante para você surpreender seus convidados com um churrasco delicioso é o momento de temperar as carnes. O sal grosso é o principal tempero utilizado, entretanto, é possível ousar um pouco mais e explorar outros temperos que podem dar muito certo nas suas carnes. “Nas peças de fraldinha, por exemplo, o sal pode ser combinado com o tomilho, com azeite de oliva ou até mesmo com a manteiga para deixá-la mais saborosa. Pode ser interessante também misturar o sal grosso com um pouco de ervas secas como sal de aipo, alho e ervas para dar mais sabor à sua carne”, indica Fabrício.

Sem dúvidas os bons acompanhamentos também fazem a alegria dos churrascos. Sejam os tradicionais ou coisas mais caprichadas, uma comida bacana para acompanhar não pode faltar. O pão de alho, por exemplo, é um clássico junto com a vinagrete, o feijão tropeiro e a mandioca cozida. Segundo Fabrício, as farofas, saladas e molhos também agregam na hora de servir o seu churrasco. Pensando no que servir, algo que não deve-se esquecer jamais é que não pode faltar o que oferecer aos seus convidados. “Recomenda-se, geralmente, cerca de 400g de carne por pessoa e saiba calcular a quantidade dos acompanhamentos também”, explica.

Para complementar sua missão de fazer um churrasco de sucesso, que tal ousar na preparação de outros ingredientes? Grelhar algumas frutas e vegetais pode ser uma boa ideia para oferecer uma alternativa diferente para seus convidados e para os vegetarianos e veganos. Algumas frutas, como o abacaxi, a manga, a carambola e a banana combinam bastante com a preparação grelhada. Os legumes, como a berinjela, abobrinha e pimentão, também vão bem à grelha, especialmente se pincelados com um pouco de azeite de oliva e um pouco de sal. Eles são ótimas opções para acompanhar suas carnes.

E por fim, Fabrício dá dicas de como escolher o bom corte de carnes. “Garanta que na sua lista de compras não falte pelo menos um destes tipos de carne: Picanha; maminha; fraldinha; frango; miolo de alcatra; contrafilé; costela de boi; e linguiça”. Outra boa ideia na hora de escolher suas carnes e todos os outros ingredientes é garantir a boa procedência. O Super Barão oferece o Kit Churrasco com 9 tipos de cortes por R$ 179,99 e o Kit Dia a Dia com 6 opções de por R$ 89,99. “Fazer um churrasco impecável pode ser uma tarefa que demande um pouco de tempo e dedicação. Mas, com essa ajuda, se torna muito mais fácil e prazerosa”, finaliza.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo