Gastronomia

Chef Josi Lôbo Prepara Receitas em Homenagem às Cavalhadas de Pirenópolis

Class News

Tradicional espetáculo popular encenado há 200 anos na cidade serve de inspiração para prato do Divino Lounge Café

Encenadas há mais de 200 anos, as Cavalhadas de Pirenópolis, que neste ano ocorrem entre os dias 9 e 11 de junho, é uma das principais atrações turísticas de Goiás. Tão importante que hoje é considerada patrimônio cultural imaterial do País, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O espetáculo que remonta a célebre batalha medieval entre mouros e cristãos serviu de inspiração para a chef Josi Lôbo, do Divino Lounge Café, um dos mais queridos pontos de encontros de Pirenópolis e que está localizado no Centro Histórico. Ela preparou um menu de degustação inspirado nas Cavalhadas.

A entrada, intitulada Mouros e Cristãos, fica por conta de dadinhos de queijo coalho grelhados com creme de blueberry com geleia de mirtilo e dadinhos de queijo coalho com geleia de frutas vermelhas. O prato principal, o Reinado, traz um aligot de aipim que tem como diferencial o contraste da delicadeza dos queijos no aligot com o sabor intenso da fraldinha. “Quando o prato chega, muitas pessoas se lembram daqueles suspiros grandes vendidos na porta das escolas”, ressalta Josi. Já para a sobremesa a sugestão é a Doce Pastorinhas, feito com sorvete Céu de Piri com calda quente de morango.

Os pratos levam as cores azul e vermelho dos cavaleiros que entram no gramado do Cavalhódromo durante os três dias de encenações. De acordo com a chef, o menu também é uma homenagem aos moradores de Pirenópolis, que se esforçam em fazer uma grande festa para todos os visitantes que acompanham a Festa do Divino. “Sempre queremos visitar e tratar bem daqueles que viajam até a nossa cidade para aproveitar as festas e as atrações culturais, como as Cavalhadas. É um prato servido com muito amor”, afirma Josi. Confira a seguir as receitas dessas delícias, literalmente, divinas.

Dadinhos

Receita

Dadinhos

6 dadinhos de queijo coalho
1 pedaço de queijo gorgonzola
2 colheres de creme de leite
2 colheres de geleia de blueberry
2 gotas de corante comestível

Aligot

6 pedaços de mandioca cozida
1 copo de leite
1 colher de manteiga
queijo em quantidade suficiente para dar liga ao aligot

Ragu de Fraldinha

Ragu

500 gramas de fraldinha cortadas em pedaços sem gordura
1 colher de azeite
1 litro de tomate pelados
temperos a gosto

Calda de morango

1 bandeja de morango
1 xícara de açúcar
1 cálice de vinho

Preparo:

Dadinhos

Em uma frigideira antiaderente doure todos os lados do queijo. Derreta um pedacinho de Gorgonzola com um pouco de creme de leite no microondas. Acrescente uma gota de corante comestível azul e misture bem. Coloque em cima dos dadinhos e depois acrescente a geleia de mirtilo por cima para decorar. Nos outros Dadinhos usei a geleia de frutas vermelhas.

Aligot de Aipim

Aligot de Aipim com Ragu de Fraldinha e Agrião

Faça um purê de mandioca e acrescente creme de leite e queijo e mexa até dar a liga do Aligot. Acrescente duas gotas de corante comestível azul e misture.

Ragu de Fraldinha

Em uma panela com azeite, doure os pedaços de fraldinha. Quando estiver bem dourada, acrescente os temperos (alho, cebola, cheiro verde, ervas de sua preferência), dê mais uma refogada e acrescente tomates pelados (pode ser extrato, tomates inteiros ou molho) e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 4h.

Sorvete Céu de Piri com calda quente de Morango

Em uma panela coloque os morangos e o açúcar e deixe reduzir, acrescente um pouco de vinho e deixe engrossar.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo