Gastronomia

Carne Moída – Versatilidade em maravilhosos pratos na gastronomia brasileira

Class News

Carne moída é tudo de bom: é saborosa e versátil! Ela é ótima para aquele almoço do dia a dia e também para ser utilizada como recheio em um rissole, lasanha ou esfiha, em molhos como o tradicional bolonhesa e até mesmo como estrela do prato em um rocambole de carne moída. Porém, apesar de maravilhosa, deixar a carne moída soltinha e sequinha pode parecer um desafio às vezes, né? Por isso, para você aproveitar melhor esse ingrediente, que vai fazer toda a diferença nos seus pratos. Confira!

Lembre-se de descongelar

É bem provável que a carne moída esteja no seu congelador apenas esperando o momento de ser utilizada. Por isso, passe-a para geladeira para ela ir descongelando aos poucos e, alguns minutos antes de cozinhá-la, retire-a da geladeira. Isso porque quanto mais gelada a carne moída estiver, mais ela soltará água durante o preparo.

A ordem importa

Tinha o hábito de já temperar a carne enquanto ela ainda estava crua na panela? Então que tal inverter essa ordem para evitar a formação de água, hein? Coloque o azeite ou o óleo (e a cebola e o alho, se for utilizar) e refogue a carne. Quando ela já estiver marrom e fritinha, adicione os temperos desejados, a pimenta-do-reino e o sal por último. Você vai ver como vai fazer a diferença.

Mexe, mexe

Um detalhe importante para impedir que se formem os grumos de carne moída é ficar mexendo sempre. Com o auxílio da colher, vá desmanchando os grumos à medida que for cozinhando, pois dessa forma a carne moída se soltará mais facilmente.

Explore diferentes temperos

Com a carne já fritinha e sequinha, adicione os temperos! E aqui a ideia é explorar diferentes ingredientes que vão dar um sabor incrível à sua carne: por isso, vale molho inglês, pedacinhos de tomate ou azeitona picados e sem semente, pedaços de pimentão ou cenoura, folhas de louro ou até mesmo um pouquinho de ketchup. Você vai ver como vai ficar saboroso!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O pão vai ser seu forte aliado

“Pão!?” — ele mesmo. Inclusive pode ser aquele pão amanhecido que restou do lanche de ontem! O segredo é colocar um pedaço de pão sobre a carne moída, pois dessa forma ele irá absorver toda água e gordura em excesso na carne moída.

Dê um sabor a mais

Além dos temperos utilizados para deixar a carne moída ainda mais gostosa, que tal moer junto com a carne alguns pedaços de bacon? O resultado será uma carne ainda mais saborosa e suculenta! Mas se você quiser algo mais básico, um cheiro-verde picadinho também dá conta do recado.

Receita: Rocambole de Carne Moída

INGREDIENTES

  • 1 kg de carne moída de primeira
  • 1 pacote de sopa de cebola

PARA O RECHEIO:

  • Queijo e presunto

MODO DE PREPARO

  1. Tempere a carne com a sopa de cebola, se precisar acrescente um pouco mais de sal, vai do gosto de cada um
  2. Abra a massa em cima de um papel filme ou plástico, distribua o queijo e o presunto
  3. Enrole como um rocambole
  4. Depois coloque em uma forma untada com margarina e cubra com papel alumínio
  5. Leve ao forno por 30 minutos
  6. Depois tire o papel e deixe até a carne ficar dourada
  7. Se preferir coloque por cima do rocambole fatias de bacon

 

 

 

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo