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A arte de fazer pão – 08 de julho – Dia do Padeiro

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Rede Bretas tem padarias em todas as suas unidades

Pão francês, pão de milho, pão de cebola, pão para hot dog e tantos outros. São inúmeras as opções que os padeiros produzem.  E neste dia, 8 de julho, é celebrado este profissional que faz o pãozinho de todos os dias na mesa de milhares de brasileiros. A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), estima que 41 milhões de brasileiros entrem em padarias todos os dias para comprar pão.

Há mais de 20 anos a padaria é o local de trabalho de Valtenir José do Carmo, de 58 anos. Ele saiu do trabalho no campo para aprender a profissão no interior de Goiás, em Firminópolis, e há quase 13 anos é padeiro da unidade Alphaville do Bretas, em Goiânia.

E na rede aprimorou seus conhecimentos e chegou a ensinar para muitos colegas, mas em casa a cozinha é território proibido para ele. “Minha esposa gosta de fazer e fala que faço bagunça no espaço dela”, revela.

Caio Magno da Silva, de 29 anos, é padeiro da rede Bretas em Sete Lagoas (MG) há quase seis anos. O colaborador conta que era auxiliar em outra padaria e foi convidado para o trabalho. “No Bretas fiz treinamentos e aprimoramentos. Não tinha técnica em confeitaria, agora posso dizer que sou um profissional multiuso”, comenta.

O padeiro também gosta de inventar. “Em casa sempre faço os bolos de aniversário e quando sobra um tempo faço misturas de receitas diferentes, com cascas de frutas, muitos já não deram certo. Mas insisto até a família aprovar”.

Oportunidade

Já em Juiz de Fora (MG), Rodrigo César dos Santos, de 31 anos, é padeiro e foi na rede de supermercados, onde trabalha há 9 anos, que ele aprendeu tudo o que sabe da profissão. Ele foi contratado na área de frios, e logo foi para a padaria para ser auxiliar.

“Sou muito curioso e fui acompanhando a rotina dos colegas. Hoje sei todas as receitas de cabeça’, brinca. O objetivo do profissional é se aprimorar como padeiro e ter mais confiança e responsabilidade no trabalho que executa. “Cada dia é um novo aprendizado”, pontua.

O mercado

De acordo com a ABIP, o Brasil tem mais de 70 mil padarias em todo o território. Apenas no ano de 2021, o mercado de panificação e confeitaria faturou R$ 105,85 bilhões no país, que representou um acréscimo de 15,3% em relação ao ano anterior.

Aproximadamente 2,5 milhões de trabalhadores fazem parte do setor de panificação, sendo 920 mil com empregos diretos e 1,6 milhão de profissionais indiretos, ainda segundo dados de 2020.

Na rede, independentemente do formato da loja – Armazém, Atacarejo ou o modelo tradicional – sempre há uma padaria para atender o cliente.

Sobre o Bretas

Fundado em 1954, o Bretas é uma rede varejista que opera nos estados de Minas Gerais e Goiás com 81 lojas divididas nos formatos Atacarejo, Supermercado e Armazém em cerca de 40 cidades, além de 12 postos de combustíveis e dois Centros de Distribuição. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos maiores e mais prestigiados varejistas nas Américas, com operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai e Estados Unidos, além de um escritório comercial na China, onde desenvolve diariamente uma estratégia multiformato de sucesso que hoje emprega mais de 122.000 colaboradores. Sua operação abrange diversas linhas de negócio, como Supermercados, Melhoramento do Lar/ Home Center, Lojas de Departamento, Shopping Centers e Serviços Financeiros. Adicionalmente, desenvolve outras linhas de negócio que complementam sua operação central, como Cencosud Media e Cencosud Ventures. Todas se destacam por sua qualidade, excelente nível de serviço e satisfação do cliente. Mais informações em www.cencosud.com.br.

A Cencosud opera no Brasil desde 2007 por meio das marcas Prezunic, Spid, Bretas, GBarbosa, Perini, Mercantil Atacado, Giga Atacado e do Cartão Cencosud, negócio de Serviços Financeiros no país. Com mais de 370 lojas e cerca de 20 mil colaboradores, o grupo está presente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo, onde também possui um escritório administrativo. Para saber mais sobre o Bretas, visite o nosso site: www.bretas.com.br

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

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