Gastronomia

Cardápio da Beleza: conheça os alimentos que fazem bem para a pele

Class News

Fontes de betacaroteno, de proteínas e de antioxidantes estão entre as principais dicas alimentares da nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, para deixar a cútis bonita, protegida e cheia de vida

Você investe em bons produtos, faz a rotina de skincare religiosamente mas ainda sente que sua pele não está tão saudável? Então, saiba que o problema pode estar no que você coloca no prato! Assim como o corpo precisa de vitaminas e nutrientes para garantir a saúde e funcionar corretamente, a cútis também depende dos bons hábitos alimentares para estar sempre
bonita, brilhante e até mesmo renovar suas estruturas para se manter jovem por mais tempo.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a dieta equilibrada desempenha papel fundamental para quem quer conquistar a pele dos sonhos. A produção natural de colágeno – substância que vai assegurar uma textura firme e macia da pele – pode ser otimizada com o consumo dos alimentos adequados, por exemplo.

A profissional ainda comenta que existem até nutrientes que ajudam na fotoproteção oral, contribuindo para combater os danos causados pelos raios solares. “Um outro detalhe interessante, e que pouca gente sabe, é que os cuidados com a saúde intestinal também contribuem para uma pele melhor”, complementa.

Quer saber o que incluir no seu menu da beleza? Renata indicou as opções:
·         Fontes de betacaroteno, que vão atuar na proteção celular do tecido epitelial: cenoura, batata doce, abóbora, manga, mamão.
·         Alimentos com alto potencial antioxidante, que protegem todas as células do nosso organismo contra os efeitos dos chamados radicais livres: vitamina C (frutas cítricas), vitamina A (alimentos amarelo alaranjados, leite, manteiga), vitamina E (azeites, abacate, coco), Selênio (castanhas), e alimentos com compostos funcionais, como as frutas vermelhas, açafrão e gengibre.

 ·         Proteínas, que ajudam na produção de colágeno e na renovação celular: carnes diversas, ovos, leite, queijos, feijões.
·         Alimentos que ajudam na hidratação: beber muita água, água de coco, frutas suculentas e chás podem ajudar a pele a se manter melhor hidratada e, consequentemente, mais bonita e saudável.
·         Fontes dos nutrientes precursores de colágeno: alimentos contendo zinco (carnes e feijões), selênio (castanha do Pará) e silício (feijões) ajudam na produção natural de colágeno, proteína mais abundante no tecido epitelial.

Já do outro lado da moeda, estão os alimentos que podem tirar o viço e o aspecto bonito da pele, como o excesso de açúcar e produtos ultraprocessados em geral, que, de acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, “podem favorecer disbioses e aumentar a inflamação do organismo – o que atua negativamente na pele”.

Renata também salienta que ainda que seja necessária a suplementação de nutrientes em certas fases da vida, de nada adianta focar apenas em suplementos nutracêuticos se a base da alimentação não estiver sendo bem feita. “Seguir uma alimentação o mais natural possível sempre será o que mais beneficiará a nossa pele”, finaliza a nutricionista.

Ficou inspirado em investir em uma alimentação benéfica para a saúde da cútis? Então, aposte nas receitas selecionadas por Renata e comece já a cuidar mais da sua pele!
 SMOOTHIE LARANJA
½ cenoura ralada
Suco de 2 laranjas
1 polpa de maracujá congelada
2 col de sopa de mel

Preparo:
1) Bata tudo no liquidificador e consuma em seguida.
2) Se necessário, acrescente o mínimo possível de água para ajudar a bater.

PICOLÉ DE ABACAXI COM HORTELÃ
100mL de água de coco
200mL de chá de hortelã
2 rodelas de abacaxi bem maduras, picadas em cubinhos pequenos

Preparo:
1) Misture a água de coco e o chá de hortelã;
2) Coloque em forminhas de picolé, preenchendo o volume até a metade;
3) Adicione os cubinhos de abacaxi, até que as forminhas fiquem preenchidas;
4) Leve ao freezer por pelo menos 2 horas antes de servir.

FRAPÊ DE COCO
Polpa de 1 coco verde médio
4 col de sopa de leite em pó desnatado
200 mL de água
1 xícara de chá de gelo

Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo