GovernoNotícias

Vice-governador Daniel Vilela prestigia posse do novo bispo da Diocese de Jataí

Class News

Fotos: André Costa

Ele foi à sua terra-natal neste domingo (28/1), para saudar chegada de sacerdote nomeado pelo Papa Francisco em novembro de 2023. Daniel representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade religiosa realizada na Catedral Divino Espírito Santo

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, prestigiou, na manhã deste domingo (28/1), a acolhida e posse do novo bispo diocesano de Jataí, Dom Joaquim Carlos Carvalho – sucessor de Dom Nélio Domingos Zortea (2015-2023). A missa solene foi realizada na Catedral Divino Espírito Santo, a principal igreja localizada na terra-natal de Daniel. Ele representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade religiosa.

“A Igreja Católica em Goiás, em especial aqui, na região Sudoeste, foi e é determinante na formação intelectual, educacional e espiritual da nossa comunidade. Também tem contribuído com o desenvolvimento econômico e social do nosso estado, com destaque para o trabalho eficaz que coordena no amparo dos mais vulneráveis e no suporte à área da saúde”, disse o vice-governador ao final da celebração – ele foi chamado ao altar para saudar Dom Joaquim em nome das autoridades presentes.

“Nós, políticos e agentes públicos, buscamos a parceria e o apoio da igreja, sobretudo no momento de tomarmos as melhores e corretas decisões em favor da nossa gente”, prosseguiu Daniel Vilela para, na sequência, arrematar seu breve discurso com bom humor: “Ao contrário do que diz o dito popular, ‘santo de casa faz milagre’, sim”.

“Desejo ainda que Dom Joaquim Carvalho seja inspirado por Deus à frente desta missão. Meus votos de muito sucesso, acompanhados do abraço do governador, que professa a fé católica, e que precisou se ausentar por recomendação médica”, justificou o vice-governador. O arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, foi quem conduziu a missa de acolhida, acompanhada presencialmente por cerca de quatro mil fiéis, além de bispos, seminaristas, padres, diáconos, vereadores, lideranças políticas, empresariais e comerciais da cidade. “Tive o privilégio de, desde criança, principalmente ao lado do meu pai [o ex-governador e ex-prefeito Maguito Vilela], de acompanhar a acolhida e posse de todos os outros seis bispos desta diocese”, confidenciou Daniel.

Ordenado sacerdote em 2 de fevereiro de 1982, Dom Joaquim Carvalho é natural de Mineiros, município distante 420 quilômetros da capital. Portador de uma extensa lista de serviços prestados na seara religiosa, ele é o sétimo bispo nomeado para a Diocese de Jataí, instituição à qual estão jurisdicionadas igrejas católicas de 24 cidades da região Sudoeste do estado. “Eu vou compreender e me adaptar à realidade local. E colocarei em prática o que aprendi há 50 anos: perceber cada pessoa e trata-la na sua individualidade”, prometeu o líder religioso.

Novo bispo

O bispo recém-empossado foi designado para o posto pelo Papa Francisco no dia 18 de novembro de 2023. Com 69 anos, Joaquim Carlos Carvalho é formado em Filosofia, Teologia e Psicologia. Ele também já exerceu a função, em dois períodos distintos, de administrador diocesano. E atuou ainda na área educacional, em unidades da rede pública estadual e como professor no ensino superior.

Também participaram da missa de acolhida o prefeito de Jataí, Humberto Machado; a deputada federal Marussa Boldrin; e o ex-deputado e atual diretor de Operações do Detran-GO, Leandro Vilela. Foram contabilizadas caravanas de fiéis católicos de municípios como Rio Verde, Chapadão do Céu, Santa Helena de Goiás, Maurilândia, Santa Rita do Araguaia, Cachoeira Alta, Paranaiguara, Quirinópolis, Itarumã, Caçu, Itajá e Aporé.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo