NotíciasSaúdeVariedades

Ano novo e a busca por atividades físicas

Class News

Neurocirurgião especialista em coluna alerta para os riscos da prática de atividades físicas sem orientação profissional adequada

Ano novo! Vida nova! Hábitos novos! É isso o que planeja grande parte da população. No início do ano, é comum as pessoas incluírem entre os novos hábitos para uma vida saudável: começa a busca por dietas e pelas academias. Alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos são medidas recomendadas a todos que desejam levar uma vida equilibrada. 

Entretanto, a prática de atividades físicas sem a orientação profissional pode ter o efeito oposto, prejudicando a saúde de quem se arrisca sozinho. Para largar o sedentarismo sem riscos, é importante contar com o apoio de quem sabe o que está fazendo.

Segundo o médico Túlio Rocha – neurocirurgião especialista em coluna –, as articulações são as primeiras a sofrer com a prática de atividades físicas sem orientação de um profissional. Outros riscos são a tendinite e até problemas mais graves, como cardíacos e de pressão arterial.  Há ainda perigos para pessoas hipertensas ou diabéticas e o riscos de fraturas ou lesões musculares. 

Para evitar problemas deste tipo, é imprescindível que o aluno busque orientação médica antes de começar a se exercitar, aconselha o neurocirurgião. Assim, o especialista poderá saber o estado físico e as condições do aluno. Medindo a pressão e os batimentos cardíacos, o profissional conhece o perfil de cada um, o que costuma ser complementado com uma conversa e exames de como colesterol e triglicérides, entre outros. 

Medidas simples como esse tipo de consulta evitam problemas de saúde no futuro e oferecem segurança para a prática de exercícios físicos. Certas atividades como musculação e exercícios aeróbicos precisam de prescrição, por isso, é importante que o professor converse com o aluno antes e entenda suas necessidades – antes de definir as séries de exercícios, os objetivos do aluno devem ser levados em conta: será que ele quer emagrecer, ganhar massa muscular ou a definir musculatura.

Caso tenha interesse em desenvolver esta pauta, o médico Túlio Rocha pode falar sobre os riscos para saúde da prática de atividades físicas sem acompanhamento profissional adequado e orientar sobre o que o indivíduo deve fazer para que as atividades físicas realmente proporcionem melhor qualidade de vida ao invés de trazer riscos para a saúde.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo