CulturaNotícias

Américo, que é Naves, dedica-se integralmente à Medicina

Class News

Médico e professor, na área médica, Américo de Oliveira Silvério dedica-se integralmente à sua opção profissional. Goianiense, de 1968, ele estudou na Escola Estadual Lions Clube Goiânia-Oeste, onde sua mãe, Lourdes Abadia Oliveira Silvério, lecionava; passou pelo Colégio Anhanguera; e concluiu o ensino médio no Colégio Objetivo, em Goiânia

Dr. Américo, com os dois livros sobre a família: “São ótimos!”

Médico e professor, na área médica, Américo de Oliveira Silvério dedica-se integralmente à sua opção profissional. Goianiense, de 1968, ele estudou na Escola Estadual Lions Clube Goiânia-Oeste, onde sua mãe, Lourdes Abadia Oliveira Silvério, lecionava; passou pelo Colégio Anhanguera; e concluiu o ensino médio no Colégio Objetivo, em Goiânia.

Decidiu fazer o Curso de Medicina no Rio Grande do Sul, sendo aprovado no vestibular da Universidade de Caxias do Sul, onde estudou de 1986 a 1991; fez a Residência Médica em Gastroenterologia, de 1992 a 1994, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e o Mestrado em Hepatologia, em 1996, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Os avós maternos, Edna Veloso Naves e Américo Ferreira de Oliveira, foram os grandes incentivadores para que estudasse Medicina, atividade a que já se dedicavam três tios dele: Antônio Ranulfo, João Américo e Roberto Gaspar. O avô brincou com ele:

“Não conheço nenhum Américo que é médico!”, e o neto atendeu seu pedido.

Atuação profissional:

Ao retornar a Goiânia Américo começou a trabalhar no Hospital Municipal de Goianira; em seguida, passou em concurso público do Estado para o Hospital Geral de Goiânia e para professor substituto da Universidade Federal de Goiás, onde ficou por três anos, de 1998 a 2000; em 2009 foi efetivado no cargo na UFG. No HGG participou da criação das Residências Médicas em Gastroenterologia e Endoscopia. Em 2007 ingressou na PUC-Goiás como professor.

Atuante, ele participa das sociedades médicas de sua área, já tendo ocupado as mais diversas funções, inclusive a Presidência. Mais recentemente, como integrava a Comissão de Ensino da Federação Brasileira de Gastroenterologia, foi eleito Diretor de Ensino, que implantou o teste de progresso, para avaliar o aprendizado dos médicos residentes da área.

Seguindo os passos do pai, Vigilato Porto Silvério, integra a Loja Maçônica João XXIII, de Goiânia, do Grande Oriente do Estado de Goiás.

Em família:

A Medicina tem se sobressaído entre os integrantes de seu núcleo familiar.

Quando estudante conheceu a jovem gaúcha Eliane da Silva Ribeiro, que fazia o Curso de Medicina em Porto Alegre, com quem se casou na Capital do Rio Grande do Sul – ele levou de Goiânia o Frei Humberto, da Paróquia de São Judas Tadeu, do setor Coimbra, para a cerimônia religiosa. Ela fez Residência Médica em Ginecologia.

Os dois vieram exercer suas atividades em Goiânia.

O casal tem dois filhos goianienses: Natália Ribeiro Silvério segue a carreira dos pais – fez Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, que concluiu em 2024, e faz Residência Médica em Ortopedia no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO).

O filho, Gabriel Ribeiro Silvério, estuda Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e participa de intercâmbio com a Universidade de Lyon, na França, nessa área, para obter o diploma das duas universidades.

Livros:

Muito ligado à família, Américo adquiriu os dois livros publicados pela Editora Naves – “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes e jornalista Jales Naves, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves e jornalista Jales Naves.

“Boa tarde! Recebi os livros, são ótimos! É muito interessante conhecer nossas raízes, entender como aconteceu a dispersão da Família Naves pelo Brasil e conhecer fatos e personagens históricos da nossa família. Obrigado”, escreveu em sua mensagem.

Ele pretende divulgá-los entre seus familiares. “A família precisa conhecer a nossa história”, afirmou.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo