Influenciadores Digitais: O que são, Importância e Como Ser
Class News
Influenciadores digitais são novos personagens do marketing, que tem tudo a ver com a transformação digital pela qual o mundo passa. Nesse contexto, indivíduos, marcas e causas ganharam voz. E cada voz pode arrebatar verdadeiras plateias. Quando essa plateia se torna engajada, leal e fiel, surge, então, um influenciador ou influenciadora digital como Kelly Mendes.
A influenciadora internacional Kelly Mendes até pouco tempo atrás, era “gente como a gente”. Pessoa comum, sem fama, mas que passou a produzir conteúdo sistematicamente e divulgá-lo nas redes sociais
Ela cria conteúdos específicos, dentro do seu nicho, ganhando muitos seguidores engajados a partir daí. Mais vamos descobrir esse universo tirando algumas dúvidas:
O Que São Influenciadores Digitais?
Influenciar significa induzir alguém a fazer alguma coisa, a se comportar de determinada maneira ou pensar de um modo específico.
Portanto, o influenciador é quem exerce influência.
Os influenciadores digitais são pessoas que se expressam através das redes sociais, gerando conteúdo e, por meio dele, impactam indivíduos e comunidades.
As pessoas, ao longo do tempo, passam a gostar desses influenciadores e confiam no que dizem.
Seu público se torna numeroso, leal e engajado.
Por isso, os influenciadores ditam comportamentos e até a mentalidade de seus seguidores em relação aos temas que abordam.
Como Surgiram Os Influenciadores Digitais?
Em meados dos anos 2000, Tim O’Reilly cunhou o termo Web 2.0.
Em sua essência isso significou entender a internet como uma plataforma que aproveita a inteligência coletiva para evoluir.
A internet passou a ser o ambiente no qual as pessoas não só faziam uso das informações disponíveis, mas também passaram a contribuir na geração de conteúdo.
Essa é a grande diferença do marketing de influência antes da era digital para o período pós Web 2.0.
No marketing tradicional, há alguns anos, era comum usar a figura de artistas para endossar uma marca e influenciar a opinião de consumidores.
Contudo, tudo isso era feito dentro do controle da empresa. A marca decidia quem contratar, o que seria falado e em que circunstâncias isso acontecia.
No contexto digital, como o pai do Marketing moderno, Philip Kotler, explora em seu livro Marketing 4.0, ocorreu a inclusão e horizontalização do marketing.
A inclusão significa que as barreiras entre os consumidores foram encurtadas. Eles se comunicam diretamente, criando suas comunidades e trocando experiências.
E a horizontalização significa que, com a inclusão, as marcas já não são mais as únicas a atuarem no mercado. Elas acabam cocriando com seu público.
E, para tanto, devem estar mais próximas e manter um diálogo aberto com ele.
Nesse contexto, surgiram os influenciadores digitais, com grandes geradores de conteúdos em blogs, vídeos e stories.
Para cada conteúdo, uma nova audiência surge diariamente.
Aos poucos, presenciamos a ascensão de indivíduos, até então desconhecidos, que se tornam “famosos” e passam a influenciar diretamente a opinião de grupos de pessoas.
E assim, hoje, temos influenciadores digitais das mais diversas áreas e nichos, como moda, empreendedorismo, educação, esportes, carreira, automobilismo e finanças.
Os influenciadores podem em uma determinada rede social, mas, com o tempo, seu alcance permeia outras plataformas, o que faz deles uma verdadeira potência na estratégia de marketing de influência.
Qual A Importância Dos Influenciadores Digitais Para As Empresas?
O grande papel do influenciador digital para as empresas é gerar valor para as marcas com as quais se associa, seja com a atração de leads qualificados (potenciais clientes) ou com a conversão direta de vendas.
Isso só acontece porque o influenciador tem a confiança e lealdade de sua audiência.
Assim, ao falar sobre um produto ou serviço de uma marca, essa audiência presta atenção e pode ser estimulada a comprar.
Ou seja, a marca não precisa mais batalhar pela atenção do público em “mar aberto”: basta escolher corretamente um influenciador e seu tiro será bem mais certeiro.
Sabe a história de estar no lugar certo e na hora certa? É assim que funciona com os influenciadores digitais.
O público de cada influenciador tem um perfil, uma qualificação. E, quanto mais qualificado, maiores são as chances de a marca conseguir gerar valor e aumenta seu faturamento.
O influenciador incorpora o produto ou serviço em sua rotina, demonstra como usa e ainda mostra os resultados. Tudo na vida real, sem “maquiagem”!
Isso gera credibilidade com seu público, endossando a marca parceira.
Portanto, o marketing de influência acaba sendo uma estratégia menos invasiva, mais segmentada e com maior probabilidade de conversão para as empresas anunciantes.
Kelly Mendes que é atriz de cinema e tv, estará em New York na Broadway, no segundo semestre de 2023. COOLHUNTER em tendência de moda em Paris e Milão, vai estar no mês de maio no Festival de Cannes 2023. Sempre está em ponte aérea entre a França e o Brasil, trabalhando em suas mídias sociais de forma leve e descontraída, atendendo desde o mercado de Luxo ao mais acessível, dessa forma levando influência para seus seguidores de conceito e moda.
Participou do Paris Fashion Week convidada pela Balmain, participação exclusiva no evento da Lancome Beauty Party, evento realizado em Paris, onde reuniu profissionais e embaixadores internacionais da marca.