CasaGastronomiaNotíciasVariedades

5 dicas para aproveitar a Black Friday e abastecer a despensa sem desperdício  

Class News

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina a planejar as compras de alimentos em ofertas e garantir melhor aproveitamento

As promoções de Black Friday podem ser uma boa oportunidade para abastecer a despensa com vários alimentos, mas também pode significar desperdício se as compras não forem planejadas de forma eficiente. “A organização inclui como armazenar, consumir e controlar a validade de cada produto para que seja possível o consumo sem que nenhum perca suas características sensoriais e segurança sanitária”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.  

A especialista dá 5 dicas práticas para ajudar a escolher os alimentos na hora da compra e ensina como eles devem ser guardados para durar mais tempo e não perder as propriedades nutricionais.

1.  Planejar o armazenamento: Muitos alimentos frescos podem ter seu prazo de validade aumentado se armazenados congelados. “Antes de tudo, é preciso verificar qual é o espaço que tem para congelar e que quantidade comporta. Com essa informação, fica mais fácil aproveitar as ofertas, principalmente de carnes e frutos do mar. Uma dica é congelar tudo em porções para o preparo de uma refeição, já que depois de descongelado não é recomendado recongelar o mesmo alimento cru”.

2. Verificar prazo de validade: alimentos não perecíveis, com prazo de validade maior, podem ser comprados em maior quantidade. “Portanto, é fundamental avaliar a data no rótulo das embalagens. Vale lembrar que após abertos, perdem a validade descrita pelo fabricante, mas o tempo que temos para consumir após abrir as embalagens sempre estará escrito no rótulo do produto, e vale a pena ficar atento a essa informação”.

3. Organizar a despensa: deixe sempre os alimentos que vão vencer primeiro armazenados na frente daqueles com prazo de validade maior. “Isso vai ajudar a fazer o uso racional ao longo dos dias sem ter que ficar o tempo todo conferindo a validade de tudo o que tem na casa”.  

4. Montar cardápio: faça uma lista incluindo o momento de utilizar cada alimento comprado na Black Friday. “Isso vai ajudar a otimizar o preparo, além de ser muito útil para as próximas compras para evitar a aquisição excessiva de alguns itens”.  

5.  Porcionar as frutas. Reserve uma parte para consumo in natura e o restante pode ser congelado para durar mais. “Faça polpas batendo as frutas com uma pequena quantidade de água e armazene no congelador por até 30 dias. Frutas vermelhas, como morangos, amoras e framboesas podem ser congeladas inteiras, em potes bem fechados, e usadas para o preparo de sucos, vitaminas, geleias e compotas”. 

Para a Black Friday, a rede Oba terá descontos em todas as lojas entre os dias 20 e 26 de novembro. Renata ensina 6 receitas fáceis de fazer para aproveitar os alimentos e compor um cardápio saudável.

Creme de tapioca com manga 

4 xícaras de chá de leite desnatado  

1/2 xícara de chá de tapioca seca  

200ml de leite de coco integral  

4 colheres de sopa de açúcar 

2 mangas médias (maduras) cortadas em cubos 

Raspas de 1 limão 

Modo de preparo:

Hidrate a tapioca em 1 xícara de leite, por 30 minutos. Em seguida, adicione o restante do leite, o leite de coco e o açúcar. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa bem, por cerca de 15 minutos, até engrossar. Coloque o creme em taças, encha até a metade, e leve para gelar. Após 2 horas, cubra o creme com a manga cortada em cubos bem pequenos e finalize com as raspas de limão. Deixe na geladeira por mais 1 hora antes de servir.  

Smoothie de amora  

1 xícara de chá de amoras congeladas  

200ml de água de coco  

3 folhas de hortelã  

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou mixer e consuma em seguida.  

Petisco de azeitonas com queijo  

1 xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço  

1 xícara de chá de tomates-cereja  

1 xícara de chá de queijo minas cortado em cubos (em tamanho aproximado ao das azeitonas)  

Palitos de dente  

Modo de preparo:

Faça a montagem nos palitos com 1 azeitona, 1 tomate e finalize com 1 cubo de queijo minas  

Molho pesto para acompanhar:  

1 xícara de chá de folhas de manjericão  

1 xícara de chá de azeite  

1 dente de alho picado  

5 nozes  

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:  

Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva gelado, acompanhado do petisco no palito.  

Drinque sem álcool com uvas  

¼ de xícara de chá de uvas verde sem semente congeladas  

1 xícara de chá de água tônica  

Suco de ½ limão siciliano  

Modo de preparo:

Em uma taça, misture delicadamente a água tônica com o suco do limão. Adicione as uvas congeladas e consuma em seguida.  

Soda italiana de melancia  

1 xícara de chá de melancia picada em cubos e sem sementes  

1/3 de xícara de chá de gelo  

1 xícara de chá de água com gás  

Suco de 1 limão  

Modo de preparo:

Bata no liquidificador a melancia e o suco de limão. Coe. Em uma taça, adicione o suco, a água com gás e finalize com gelo. Consuma em seguida.  

Flan de pera  

2 peras sem casca e sem sementes 

1/3 xícara de chá de açúcar ou adoçante culinário 

½ xícara de chá de água 

1 envelope de gelatina em pó sem sabor 

300ml de creme de leite fresco

Modo de preparo:  

Cozinhe as peras picadas com o açúcar ou o adoçante e a água. Quando esfriar, bata a pera cozida com a gelatina sem sabor, preparada conforme as instruções da embalagem, e com o creme de leite. Coloque a mistura em um refratário e leve para gelar por pelo menos 6 horas antes de servir.  

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo