Gastronomia

Cardápio completo para o seu réveillon

Class News
Fotos: Panelaterapia

Se você está sem nenhuma ideias do que servir de comida no reveillon para os seus convidados, vamos te ajudar com algumas opções de receita de ano novo para você passar a virada do ano bem mais satisfeita e agradar os seus convidados. Final de ano também é uma ótima data para comemorar em família e quando junta pessoas que você ama no mesmo lugar a melhor opção é preparar comidas deliciosas para passar a virada do ano com eles. Aqui vamos te dar  receitas de ano novo fáceis e simples de preparar e sua família vai amar.

Entrada – Salada de Endívia, Gorgonzola, Uvas e Nozes

A endívia, não é tão fácil de achar em algumas regiões, mas nesta época do ano a oferta é maior e o preço mais camarada. Para quem não conhece, é uma verdura que parece uma mini-acelga. Quem não encontrar pode fazer com alface americana ok?

Muito simples: a gente corta o “pezinho” dela para separar as folhas em “barquinhas”. Dentro de cada uma vai (nessa ordem):
– 1 colher (sobremesa) de creme de ricota que pode ser substituído por cream cheese;
– pedacinhos de queijo gorgonzola;
– um pedaço de uva (sem a semente);
– Nozes – 1 unidade.

Na foto a salada estava sem o molho, porque prefiro servir separado. A receita do molho, que por sinal é maravilhoso para regar qualquer salada é:

– 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
– 2 colheres (sopa) de água;
– 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico;
– 1 colher (café) de mel (opcional);
– 1 colher (café) de açúcar mascavo.
(se achar necessário acrescente sal e pimenta, eu não coloco porque gosto mais adocicado).
Para essa salada, umas gotinhas desse molho, só na pontinha da folha já é suficiente. Essa salada é maravilhosa! Não tem quem não goste!
Prato Principal – Bacalhau Confitado
Para ficar mais fácil ainda, foi usado lombo de bacalhau Porto Morhua, que já vem dessalgado. É só descongelar e usar! Vamos à receita?
 
Ingredientes:
  • 1kg de lombo de bacalhau, divido em pedaços
  •  1 litro de azeite
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher (café) de grãos de pimenta do reino
  • 6 dentes de alho
Descongele o bacalhau, retire a pele e divida o bacalhau em pedaços. Coloque todos os ingredientes em um refratário fundo ou panela que possa ir ao forno e cubra com azeite.
Leve ao forno em temperatura bem baixa (em torno de 100 graus) por cerca de 1 hora ou até que o bacalhau esteja cozido e macio.
Na hora de servir, retire as postas de bacalhau, regue com o azeite e sirva salpicado com alho frito.
Sugestão de acompanhamento: batatas, tomates-cereja, pimentões, azeitonas pretas e cebolas regados com azeite e assados em forno baixo.
Acompanhamento – Arroz com Cenoura e Gengibre

Esse arroz é uma ótima opção para variar o arroz branco de cada dia. É ótimo para acompanhar grelhados. O sabor do gengibre é bastante suave, mas se você não curte, é só não usar e seguir a receita normalmente.

Comece refogando 1 colher (sopa) de alho triturado ou picado em 3 colheres (sopa) de azeite. Junte 1 cenoura ralada e 1 colher (café) de gengibre ralado .  Junte 150g de arroz. Refogue o arroz com os outros ingredientes por alguns minutos. Adicione 1/2 colher (sopa) de sal. Cubra com água fervente até passar 1 dedinho do nível do arroz. Cozinhe em fogo baixo, em panela tampada deixando aquela frestinha para sair o vapor até a água encostar no arroz.

Agora tampe totalmente e deixe mais alguns minutos para terminar o cozimento. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos (este tempo é importante para o arroz terminar de “secar” não ficar grudado).Mexa o arroz com o auxílio de um garfo e salpique salsinha picada.

Sobremesa – Gelado de Abacaxi

Ingredientes

  • 2 xícaras de abacaxi picadinho sem o miolo (em torno de 500g).
  • 500 ml de água
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 caixinhas ou envelopes de gelatina sabor abacaxi
  • 400 ml (ou 2 caixinhas) de creme de leite

Leve o abacaxi com a água e o açúcar para ferver. Assim que ferver, mantenha no fogo por 1 minuto, desligue e misture as duas gelatinas (somente o pó) e na sequência o creme de leite. Use um batedor de arame para não ficar com pelotinhas do creme de leite.

Atenção: Se o abacaxi estiver bem doce, talvez você não precise dessa quantidade de açúcar, depende do gosto de cada um. Você pode colocar apenas 2 colheres e ao final (depois de acrescentar todos os ingredientes) você prova. Se achar necessário, pode colocar mais um pouco.
Leve à geladeira para endurecer.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo