NotíciasSaúde

Por que comer frutas, legumes e verduras? Benefícios e dicas

Class News

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 24,1% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

As frutas, legumes e verduras devem estar presentes diariamente nas refeições, por serem ricos em diversos nutrientes, vitaminas, minerais e fibras, esses alimentos auxiliam o organismo de diversas formas. A grande maioria ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o organismo, diminui as chances de sofrer com doenças cardiovasculares e ainda possuem ação antioxidante.

Hoje em dia muito se fala sobre a importância de manter uma alimentação saudável, entretanto, a maioria das pessoas comem uma quantidade menor de verduras e frutas daquela quantidade recomendada, mesmo sabendo que uma ingestão considerada adequada desses alimentos trazem benefícios à saúde, controle das calorias e a manutenção do peso e do corpo em boa forma.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 24,1% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essa recomendação indica o consumo de 400 gramas diários de frutas, legumes e verduras, em cinco ou mais dias da semana.

Como consumir?

Fazer boas escolhas alimentares é o primeiro passo para ingerir mais nutrientes, mas só consumir as porções de frutas, verduras e legumes indicadas não é o suficiente, pois a forma que esses produtos serão preparados também interfere no valor nutricional.

Aquecer os alimentos pode alterar as concentrações de nutrientes, fazendo com que alguns deles sofram perdas. Para aproveitar melhor as propriedades dos alimentos, alguns aspectos podem ajudar:

● Cozinhe os alimentos com casca;

● Se for descascar, faça isso logo antes de comer ou cozinhá-los;

● Cozinhe por pouco tempo (deixando o alimento ao dente, ou seja, mais durinho) e com pouca água;

● Evite guardar frutas e hortaliças na geladeira por muito tempo;

● Prefira cozimentos à vapor;

● Dê preferência por cozinhar os alimentos inteiros ou em pedaços grandes, pois pedaços pequenos aumentam a superfície exposta e perdem mais nutrientes;

A rede de hipermercados Super Barão oferece aos seus clientes os melhores preços e um amplo sortimento em hortifruti e verduras. Alimentos frescos e baratos todas terças e quartas-feiras em todas as unidades de Goiânia e região.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo