Volta às aulas: especialista dá 6 dicas para montar a lancheira das crianças
Class News
Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, sugere ideias para os pais que enfrentam o desafio de montar uma lancheira prática e saudável para os filhos
Falta de tempo, dificuldade em escolher os alimentos, oferecer opções diferentes e que sejam atrativas para a criançada… Com a volta às aulas, montar a lancheira dos filhos – e fazer com que eles comam bem fora de casa, pode ser uma grande missão para os pais.
A boa notícia é que é possível simplificar essa tarefa com alguns passos simples. Para isso, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, listou 6 dicas valiosas para dar aquela mãozinha na hora de preparar com mais praticidade as refeições dos pequenos, confira!
1. Prepare várias lancheiras de uma vez! Deixe de 2 a 3 opções de lanches prontos para a criança levar ao longo dos próximos dias e evitar a preparação diária. Lembrando que os itens perecíveis devem ficar armazenados na geladeira e enviados para a escola em bolsas térmicas.
2. Monte um cardápio. Pensar e planejar as refeições antecipadamente poupa tempo e permite organizar de forma que as opções demorem para se repetir.
3. Use utensílios diferentes na lancheira. Os copos e potes coloridos incentivam muito as crianças a comerem, e deixam as refeições mais divertidas.
4. Coloque as crianças para ajudar! Incentivar os pequenos a escolher e preparar os alimentos – nem que seja apenas colocar os itens nos potes ou dentro da bolsa, também ajuda na boa aceitação das crianças.
5. Invista em formatos diferentes. Prepare o mesmo alimento de maneiras diversas, variando o corte das frutas e também na montagem da refeição no potinho. Vale deixar a criatividade rolar solta.
6. Tenha uma lancheira térmica de boa qualidade. É importante não apenas para condicionar de forma segura os alimentos, como também para ampliar a variedade de opções, já que permite guardar alimentos frescos. Acrescentar gelinhos a base de gel para ajudar a manter a temperatura também é uma ótima ideia. Existem várias opções em formatos e cores diferentes, que as crianças adoram!
Já no que diz respeito aos alimentos: “as crianças precisam de uma dieta variada, que inclua opções frescas sempre que possível e de acordo com sua capacidade de mastigação e autonomia para se alimentar”, orienta Renata Guirau.
Segundo a especialista, a lancheira ideal deve conter sempre um elemento de cada grupo abaixo:
• 1 carboidrato: pão, torrada, bolo caseiro, tapioca, chips de vegetais (batata, inhame, beterraba) ou algum cereal, como a granola e a aveia.
• 1 proteína: queijo, leite, iogurte, patê caseiro, ovinhos de codorna, snacks a base de grão de bico ou de lentilha.
• 1 vegetal: uma porção de alguma fruta inteira (maçã, pera, goiaba) ou picadas (abacaxi, melão, melancia), ou até mesmo tomatinhos cereja, palitinhos de cenoura, palitinhos de pepino.
“Frutas picadas são ótimas opções para as crianças pequenas, como o abacaxi, que até auxilia na digestão da refeição, o mamão, que pode ajudar o intestino da criança a funcionar melhor e até a melancia e o melão, que ajudam muito na hidratação”, ressalta a nutricionista.
Agora que você já sabe como montar a lancheira do seu filho com mais praticidade e o que não pode faltar dentro dela, anote o passo a passo de 3 sugestões de receitas saudáveis e fáceis, sugeridas por Renata.
Pão de mandioquinha com açafrão
500g de polvilho azedo
300g de polvilho doce
3 col de sopa de azeite
2 xícaras de mandioquinha cozida e amassada
1 col de chá de açafrão ralado
Sal a gosto
Preparo:
1) Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Se necessário, acrescente mais azeite.
2) Faça bolinhas do tamanho de um pão de queijo pequeno e leve para assar por cerca de 30 minutos.
3) Coloque algumas unidades na lancheira do seu filho, junto com uma fruta e uma garrafinha de água.
Enroladinho de abacaxi com coco
1 xícara de purê de batata doce
1 xícara de abacaxi picado
½ xícara de coco ralado
Preparo:
1) Aqueça uma panela e coloque todos os ingredientes. Misture bem, cozinhando em fogo baixo, até que forme uma massa homogênea.
2) Desligue o fogo e deixe esfriar. Faça bolinhas em formato de brigadeiro e leve para gelar.
3) Coloque algumas unidades na lancheira do seu filho, junto com um iogurte.
Bolo de banana com cacau
1 xícara de farinha de aveia
½ xicara de farinha de trigo
3 bananas bem maduras picadas
3 ovos
1 xícara de chá de uvas passas hidratadas em água
1 xícara de chá de nibs de cacau
1 col de sopa de fermento em pó
Preparo:
1) Bata tudo no liquidificador, exceto o nibs de cacau.
2) Após formar uma massa homogênea, acrescente o cacau e misture delicadamente.
3) Leve para assar em forno pré aquecido a 180° por cerca de 30 minutos.
4) Coloque uma fatia na lancheira do seu filho, com uma fruta e uma garrafinha com água de coco.
SOBRE O OBA HORTIFRUTI
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.
Atualmente, a marca possui 50 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.