Política

Vice-governador Coordena Reunião entre ONG e Secretarias de Estado para Criação de Corredor Ecológico ao Longo do Araguaia

Class News

Lincoln Tejota articula conversas entre ONG e pastas para ampliação do projeto de recuperação ‘Juntos Pelo Araguaia’

Iniciativa de criação de um corredor ecológico com vistas à preservação ambiental ao longo do leito do Rio Araguaia foi debatida em reunião na Vice-Governadoria na manhã desta quinta-feira (16). Com a presença de ambientalistas, professores, representantes das secretarias da Economia e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e do ator e defensor da causa, Victor Fasano, o vice-governador Lincoln Tejota criou uma frente de trabalho para avançar na discussão e um plano de trabalho.

Trata-se da continuação de reuniões realizadas também com a presença do governador Ronaldo Caiado, quando foram discutidas parcerias entre o Governo do Estado, União e ONGs para ampliação do projeto de recuperação ‘Juntos Pelo Araguaia’. Para o vice-governador, o tema converge com sua atuação ainda como parlamentar, quando criou a Frente Parlamentar Ambientalista, e com o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela secretária Andrea Vulcanis.

“Como o assunto está em evidência, uma vez que o governador Ronaldo Caiado é um grande defensor da recuperação da bacia do Araguaia, o que buscamos é a criação de medidas práticas que protejam a fauna e flora do Cerrado ao longo do leito do Rio Araguaia”, pontuou o vice-governador, ao ressaltar também uma parceria com o governo do Estado do Mato Grosso.

De acordo com o representante do Instituto Onça Pintada (IOP), Leandro Silveira, o projeto segue um vasto estudo que resultou na identificação da viabilidade do Rio Araguaia como o único rio federal com maior potencial para a criação desse corredor. São mais de 12 anos de pesquisa que mostram que o Araguaia é melhor opção”, relata o estudioso, ao defender a implementação da medida.

O ator Victor Fasano ressaltou que a criação do corredor ecológico não visa o fechamento de áreas específicas ao longo da bacia do rio para preservação de matas, o que inviabilizaria o agronegócio de produtores residentes nessa faixa, mas trabalhar com a realidade existente, sem prejudicar o produtor rural. “A intenção é que essas áreas se ajustem à medida em que o tempo for passando, sem a necessidade de desapropriações, por exemplo”, disse.

De acordo com Anah Tereza de Almeida Jácomo, também do IOP, a ideia é incorporar uma ação, já promovida há anos por ambientalistas e produtores rurais, ao programa idealizado pelo Governo de Goiás, o “Juntos pelo Araguaia”. “Nosso objetivo é promover uma via de mão dupla, que contemple tanto a proteção ao meio ambiente quanto o incentivo ao desenvolvimento sustentável encabeçado por produtores que vivem ao longo do Rio Araguaia”, disse.

Convergência
De acordo com o vice-governador Lincoln Tejota, a proposta de criação do corredor ecológico, juntamente com o projeto Juntos Pelo Araguaia pode e deve convergir com outra iniciativa do governo goiano, o Tesouro Verde. O programa alia o desenvolvimento econômico à preservação ambiental, criando condições para que sejam disponibilizados no mercado créditos de florestas, considerados ativos de natureza intangível originários de atividade de conservação e ampliação de florestas nativas. Iniciativa apresentada por Vinícius Ferreira Lima, técnico da Secretaria da Economia (Seecom).

O projeto foi implantado em Goiás em 2017, por meio da Lei 19.763, mas passa por um remodelamento visando a inclusão de áreas urbanas. Sobre as iniciativas, o ponto comum entre elas – a preservação do Meio Ambiente –, e as parcerias, a exemplo da ONG Onça Pintada, o vice-governador diz acreditar que este é o caminho para aliar preservação e produção. “O papel do governo é mediar as ações para que não haja danos nem ao meio ambiente nem aos produtores rurais”, afirma.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo