Notícias

Veja 6 dicas de como cuidar do seu pet nos dias de muito calor

Class News

Veterinária da Via Pet, Maria Paula, separou dicas valiosas para o cuidado com cães e gatos em período de calorzão

Como você faz para se refrescar nos dias quentes? Usa roupas leves e bebe muito líquido? Sabia que, assim como nós, os cães e gatos também precisam de cuidados especiais nos dias ensolarados?

Esses pets, além da pelagem, que piora a sensação de calor, não possuem glândulas de suor, ou seja, eles não suam como as pessoas. O mecanismo da sudorese faz com que a temperatura do organismo diminua. Sem esse recurso, os animais ficam de boca aberta no calor, ofegando, isto é, fazendo com que o ar frio entre e resfrie seu corpo. Quanto mais ofegantes estão, mais calor estão sentindo.

Com essas ‘desvantagens’, dá para concluir que os animais podem passar maus momentos com o calor extremo. Mas nós podemos auxiliar nossos melhores amigos a passarem pelo período de calorzão. 

A tosa é uma opção para aliviar os bichinhos do calor. “Os animais tendem a se lamberem mais nessa época, por isso, a tosa é uma opção, além claro de refrescar o animal. Nessa hora é mais importante o bem-estar de seu animal do que a beleza.”, afirma a veterinária da Via Pet, Maria Paula. 

Para garantir o bem-estar dos animais nos dias quentes, a veterinária separou mais algumas dicas:

  Hidrate seu pet: Mantenha seu bichinho hidratado durante todo o dia. Ofereça sempre água limpa e fresca, água gelada é ótima. Você também pode oferecer água de coco, especialmente se estiver gelada. Outra ideia é fazer picolés de frutas, como de melancia e melão.

– Passeios com cuidado: Não passeie com o animal nos horários quentes do dia. Além do calor, ele pode queimar as patas no piso. Leve-o para a rua em momentos mais frescos (início da manhã e final da tarde) e ande em lugares sombreados.

 3 – Banhos: Aumentar a frequência dos banhos também é indicado, principalmente para animais de pelos mais longos.

 – Ventilação: é essencial para aumentar a eficiência do arquejamento. Em dias muito quentes, se for possível ligue ventiladores em um local acessível ao cão, para que ele possa se refrescar.

5 – Resfriamento por contato: existem no mercado alternativas de colchonetes de gel refrescantes. São produtos bastante práticos e bem confortáveis.

 – Sempre veja como o animal está: Em dias de calor extremo, é importante monitorar a situação do cão; ao perceber que ele está muito ofegante ou se comportando de maneira estranha, ligue para o veterinário.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo