CulturaNotícias

Lançamento do livro “Performando para Existir”

Class News

Este livro é o resultado de uma inquietação e ressignificação de uma dançarina que trouxe para a escrita um projeto de dissertação de mestrado em Performances Culturais na Universidade Federal de Goiás sobre a história da dança de salão atravessada pela história da autora em alguns momentos na cidade de Goiânia entre os anos de 1990 a 2020

Possui como objetivo principal compreender quais foram as transformações e os processos de constituição de uma área de trabalho e de sociabilidade específica por meio da dança de salão em Goiânia, buscando compreender como esse fazer de dança marcou profundas alterações sociais e culturais no âmbito das sensibilidades e performances de dançarinas e dançarinos goianos, bem como o papel que a dança de salão e o imaginário da cidade do Rio de janeiro, como sinônimo de lugar emissor de conhecimento, obteve entre os profissionais de dança de salão na cidade de Goiânia ao longo deste tempo.

A dança de salão teve seus primeiros contornos através da etiqueta e ganhou rearranjos culturais com o advento da então nomeada lambada na década de 1990. O estudo também problematiza como esse cenário se redesenha, contribuindo para os surgimentos de um mercado de dança de salão e seus produtos dedicados a classe média e alta, fazendo surgir a formação de professores para esse mercado, recorre a estudos da história cultural, dos estudos em dança, psicanálise e antropologia.

Andrea Palmerston Muniz: Graduada em Psicologia pela PUC-GOIÁS e em Educação Física pela FALBE-DF. Mestra em Performances Culturais UFG. Professora de danças populares em Goiânia. Psicóloga e psicanalista a mais de 28 anos. Atualmente atua como professora universitária na FAC UNICAMPS-Goiânia.

O lançamento do livro “Performando para Existir” acontecerá na próxima sexta-feira (14) às 19 h. O livro relata sobre a História da Dança de Salão, descolonização, psicanálise.

Terá uma oficina de contato improviso com as dançarinas Lunna Gomes e Gabriela Neri e em seguida pista de dança com sonorização de Arthur Mendes e Lunna Gomes com forró, bolero, samba, salsa, soltinho, bachata e zouk .

Serviço:

Lançamento do livro “Performando para Existir”

Local: Restaurante Italiano Giardinni na Rua T5 no Setor Bueno

Horário – 19 H

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo