CidadesNotíciasSaúde

Tempo seco e baixa umidade do ar acendem alerta para cuidados com a saúde

Class News

Monitoramento do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) aponta temperaturas elevadas e umidade relativa do ar com índices abaixo de 20% em Goiás nos próximos dias

O tempo seco e as altas temperaturas, características desta época do ano nas cidades goianas, podem causar ou agravar problemas de saúde como doenças de pele e infecções respiratórias. Dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), alertam para a ocorrência de períodos de umidade relativa do ar abaixo de 20% nos primeiros dias de setembro.

De acordo com a pediatra Maysa Carvalho, o clima seco é irritativo para as vias aéreas de adultos e crianças por conta da baixa umidade, agravada pelo acúmulo de poluição e poeira no ar. Além disso, aqueles que já têm alguma doença alérgica, como rinite ou asma, precisam redobrar os cuidados. A principal orientação é aumentar a ingestão de líquidos para reforçar a hidratação.

“As vias aéreas ficam com o muco ressecado e, sem a sua proteção, aumentam as chances de infecção respiratória”. A pediatra cita cuidados que contribuem para a redução do desconforto e risco de infecções virais. “É preciso ingerir bastante líquido e evitar fazer atividades físicas no horário entre 11h e 16h. É essencial umedecer as narinas, pode ser com soro fisiológico ou fazendo a lavagem nasal”, orienta a médica.

Na tentativa de deixar o ambiente mais úmido, pode-se utilizar toalhas molhadas, umidificadores ou até mesmo deixar uma bacia com água no quarto. “Isso ajuda a reduzir os efeitos negativos da baixa umidade”, explica Maysa. A pediatra lembra alguns cuidados com a pele, que nesse período também sofre.

“A pele resseca muito, por isso não é recomendável tomar banhos quentes. É necessário hidratá-la, usar protetor solar e evitar se expor ao sol no momento de maior intensidade dos raios ultravioleta”, frisa. A médica alerta ainda que, caso haja algum sintoma como desconforto respiratório, tosse que não melhora ou febre persistente, o recomendado é procurar atendimento médico. “É sempre bom ter avaliação médica, caso haja persistência dos sintomas”, finaliza.

Setembro
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, os prognósticos apontam que a probabilidade de ocorrência de chuvas, em Goiás, no mês de setembro é baixa. “Podem ocorrer pequenas áreas de instabilidade devido a influência da passagem de alguma frente fria pelo Brasil. E as temperaturas continuam elevadas no período da tarde”. Ao longo do mês, como destaca o gerente, a umidade relativa do ar pode cair ainda mais e chegar a índices de emergência, abaixo de 12%.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo