NotíciasViagem

5 motivos para escolher a Ilha da Madeira como seu próximo destino de férias

Class News

Com paisagens surpreendentes, a região é um verdadeiro paraíso, perfeito para viagens em casal, família ou amigos

Que Portugal é um país fascinante todo mundo já sabe, mas o que muitos viajantes ainda desconhecem é a variedade de destinos incríveis que abriga. Um desses lugares é a Ilha da Madeira, encantador refúgio de origem vulcânica e localização geográfica privilegiada, em meio à imensidão do Oceano Atlântico, que exibe paisagens de tirar o fôlego. A Madeira é um arquipélago português composto por quatro grupos de ilhas: Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens, com uma área total de 801 km². Madeira e Porto Santo são as duas ilhas principais e as únicas habitadas. Nelas, vivem mais de 250 mil habitantes. As ilhas Desertas e Selvagens são reservas naturais e constituem refúgio para múltiplas espécies de fauna e flora. 

Considerada a melhor região insular do mundo, a Madeira tem motivos de sobra para ser o seu próximo destino de férias. Conheça os cinco principais motivos que tornam a Madeira surpreendente. 

  1. Excelente localização

O destino fica a apenas 1h30 de distância de voo saindo de Lisboa. O Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, nomeado em homenagem ao jogador de futebol madeirense, é o ponto de chegada da maior parte dos visitantes ao Arquipélago da Madeira. As frequências diretas e diárias dos principais aeroportos europeus e de outras partes do mundo facilitam o trajeto de quem pretende visitar a Madeira, tornando a viagem mais rápida e fácil. Outra forma de chegar ao destino é de navio. No Porto do Funchal, atracam dezenas de navios de cruzeiro durante o ano. Alguns navios atracam no local apenas para uma escala, tornando possível uma breve visita à Madeira. 

  1. Clima ameno o ano inteiro

O Arquipélago da Madeira possui um dos mais agradáveis climas de toda Europa. A temperatura mensal varia pouco ao longo do ano. No Funchal, capital da ilha, a temperatura raramente fica abaixo dos 17ºC, mesmo no inverno. Já no verão, em agosto, a temperatura chega aos 25ºC. No entanto, toda a ilha possui microclimas. As grandes montanhas e as correntes de ar que sopram de várias direções fazem com que o clima seja diferente em cada região do arquipélago. Em geral, o sul é a parte mais quente da ilha, enquanto no norte, a temperatura cai e, no interior da ilha, nas áreas de maior altitude, as temperaturas vão caindo gradualmente, sendo mais frequente a ocorrência de precipitação. É possível que, em um curto passeio pela ilha, seja possível vivenciar as quatro estações do ano em um único dia.

  1. Atrativos turísticos para todas as idades

A Madeira é um excelente destino para viagens em casais, amigos e família. Seja qual for a idade, o destino possui atrativos para todo perfil de viajante. Do norte ao sul da ilha, os turistas podem conhecer as diversas praias da costa madeirense. Muitas delas, inclusive, se mantêm sem qualquer intervenção humana. São lugares pouco explorados que contam com cenários de uma beleza natural intacta, ideais para quem preza pelo sossego e pela tranquilidade. Ainda assim, as praias contam com excelentes bares e restaurantes com ótima infraestrutura para quem deseja curtir um dia de sol com muito conforto. 

Além das praias, a ilha possui uma infinidade de outros atrativos, como as piscinas naturais do Porto Moniz e do Seixal. Com água salgada, as piscinas são emolduradas por rocha vulcânica e são naturalmente alimentadas pelo mar. Localizadas na costa norte da Madeira, estas piscinas são consideradas um dos tesouros naturais da Madeira. A água do mar, que se renova ciclicamente nas rochas vulcânicas, se une à paisagem verdejante das montanhas, deixando os elementos da terra e da água simplesmente perfeitos. 

A Madeira também é muito conhecida pelos esportes náuticos. Na região é possível praticar esportes ao ar livre em qualquer época do ano, graças à temperatura favorável do destino. Do surfe ao mergulho, sem esquecer os passeios de barco e a observação de mamíferos aquáticos, o mar que envolve o arquipélago é um espaço privilegiado para a realização de competições internacionais de natação, vela e canoagem. 

  1. Gastronomia de alta qualidade

Com produtos regionais de excelência, a gastronomia da Madeira é rica em sabores memoráveis, tradições seculares e iguarias únicas. A gastronomia e o vinho madeirense andam de mãos dadas e fazem parte do DNA do  arquipélago. Destaque para o célebre vinho Madeira, o tradicional bolo do caco, a espetada, o milho frito, as lapas grelhadas e as frutas exóticas como o maracujá-banana. 

No Funchal, os turistas encontram restaurantes altamente sofisticados, que proporcionam aos visitantes uma experiência gastronômica inesquecível, sob comando de chefs premiados. Na Madeira, já foram atribuídas três estrelas Michelin. Além disso, o destino produz alguns dos mais incríveis vinhos de mesa, sejam eles tintos, brancos ou rosés. Já o vinho Madeira é um dos símbolos máximos da região. Servido como aperitivo ou digestivo, seu caráter aromático único é apreciado em todo o mundo. 

  1. Vasta oferta hoteleira 

O que não faltam na Madeira são excelentes opções de hospedagem. Seja em um resort à beira-mar, um hotel boutique no centro da cidade, uma casa perto da área rural ou em uma das tradicionais quintas madeirenses, quem viaja à Madeira terá a garantia de um serviço hoteleiro de alta qualidade. A Madeira tem um grande número de hospedagens cinco estrelas, que oferecem todo o cuidado e conforto aos seus hóspedes, desde workshops de culinária típica, experiências de bem-estar em spas premiados, passeios em iates de luxo, entre outros.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com. Quer saber tudo sobre o destino? Acesse o mídia kit através deste link

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo