
Class News
No primeiro dia do Amarê Fashion, foi lançado o Guia de Inteligência Artificial para pequenas e médias empresas. Evento acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia

Começou na última quarta-feira (7) a terceiro edição do Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, com o tema “Conexões”, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e Governo de Goiás, o evento é gratuito e vai até este sábado (10).

As palestras e talks são abertos ao público, mas têm quantidade limitada de participantes. Já para assistir aos desfiles, é necessário convite. Entre as palestras, estão Empreendedorismo, moda e comunicação no mundo digital”, com Alice Ferraz, e “Canais de vendas e inovação – A revolução nas confecções”, com Bruno Ballardie.
O primeiro dia de evento, foi marcado com o lançamento do Guia de Inteligência Artificial para pequenas e médias empresas, com a presença de representantes do Sebrae Goiás, Senac Goiás e Governo de Goiás.
Pioneiro na Região Centro-Oeste, o evento se reafirma como uma vitrine para mostrar sua potencialidade ao reunir diferentes atores do mercado da moda, desde confeccionistas e estilistas até produtores de algodão, contribuindo para o compartilhamento de insights e tendências. Neste ano, serão quinze desfiles de moda, com styling assinado por João Nell, divididos nos quatro dias de evento.

Entre os desfiles, estão Senac Fashion School, mentorado por Jum Nakao, e “Cores do Cerrado”, das escolas de moda dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs). Também está havendo desfilhes das marcas Amarelo Mix, Isued Jerônima Baco, Marlo Studio, Ophion e Praxedes.
para fechar o evento, no sábado (10), acontecerá a apresentação do Concurso de Estilistas (estudantes das IES – instituições de ensino superior) que conta com tecidos tecnológicos e sustentáveis doados pela Canatiba para a construção de suas peças; além de desfiles com marcas dos shoppings de moda atacadistas Mega Moda Shopping e Mega Moda Park, e Brazil70 Bikini e Marlo.
Além de Alice Ferraz e Bruno Ballardie palestrando no primeiro dia, a programação trará também estilistas goianos reconhecidos nacionalmente. Raphael Aquino da Jacobina, que apresentou o fashion filme “Ecossss” na Casa de Criadores 2024, falará sobre “Moda, Arte e Conexões”. Naya Violeta, conhecida por celebrar as tradições culturais do Cerrado goiano, participará do talk “Oportunidades e Desafios com as Colabs”, onde abordará como sua versatilidade contribui para sua atuação em diferentes setores, com colaborações em áreas como o cinema, a música, o teatro e a dança. Recentemente, a estilista assinou uma colaboração com a marca carioca Farm e lançou uma coleção repleta de itens que celebram a pluralidade do Cerrado. E Theodora Theo apresentará o documentário “Candombá – A Flor do Fogo”, da marca Thear.

Neste ano, as rodadas voltadas a micro e pequenos empresários goianos do segmento da moda (vestuário, calçados e acessórios) que querem ampliar sua presença nacionalmente trarão como novidade um portfólio dos participantes, melhorando a visibilidade e padronizando de uma forma mais efetiva a apresentação dos produtos. Outra novidade é a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), que promoverá uma trilha de capacitação para internacionalização.
Com o propósito de fortalecer os negócios da moda goiana, o Sebrae se uniu ao Instituto Rio Moda, criado para abrir espaço ao desenvolvimento de competências profissionais, visando à evolução da indústria da moda por meio das pessoas que nela atuam, para trabalhar junto a 22 marcas autorais goianas, que estarão expostas no evento e participaram da trilha de aceleração do Sebrae Goiás. Do total de participantes, 18 marcas também irão expor e comercializar seus produtos durante a Semana da Moda Goiana.

“A Amarê vem se destacando e conquistando público de diferentes regiões do Brasil, o que mostra o potencial da cadeia produtiva goiana e que vem aumentando exponencialmente os negócios das empresas que participam do evento. Não podemos deixar de evidenciar a força que a Amarê vem ganhando não só nos negócios de moda. Todos os agentes que compõem o setor do comércio de bens, serviços e turismo são fortalecidos com um evento que tem como objetivo alavancar o ecossistema de moda nascido em Goiás e expandido para todo o Brasil. A Semana da Moda Goiana é um orgulho para nós, e com certeza essa edição será mais um grande sucesso”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcelo Baiocchi.
Outra ação importante para a cadeia produtiva são os workshops exclusivos sobre inovação e sustentabilidade no beneficiamento do denim promovidos pela John Cler, especialista em beneficiamento e lavagem de peças com esse tecido, que mostrará de perto processos artesanais e tecnológicos aplicados na indústria. Este conhecimento é raramente acessível fora do ambiente industrial, tornando-se uma vantagem competitiva significativa.

O governo de Goiás, por sua vez, leva para a Semana da Moda Goiana qualificação e capacitação profissional gratuita, que de 2023 até julho deste ano inseriu mais de 10,6 mil profissionais no segmento através de cursos como Corte e Costura, Modelagem, Processos Têxteis, Biojoias, entre outros. Durante a Amarê, o Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) estará presente divulgando os cursos disponíveis na área e também com exposição de trabalhos feitos por alunos. Atividades interativas e outras ações vão compor o estande do governo no evento.
Neste ano, a produção de moda no Cotec terá espaço na passarela da Amarê. Com tema “Cores do Cerrado”, alunos de nove unidades vão apresentar peças conceituais e comerciais trabalhadas em duas paletas de cores pré-definidas, representando fauna e flora da região, em tecidos que dão passagem à criatividade dos alunos, como sarja, linho e crepe georgette.
“A atual gestão reconhece o mercado da moda como grande gerador de emprego, renda e força motriz para o desenvolvimento econômico do estado. Investimos mais de R$ 100 milhões em equipamentos e estruturas nos Cotecs, além de R$ 6 milhões somente em incentivo para empreendedores da moda abrirem o próprio negócio. E durante a Amarê, o público reconhecerá no Cotec a educação profissionalizante gratuita de muita qualidade que o governo oferece”, destaca o secretário de Estado da Retomada, César Moura.

A Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana é um evento gratuito e aberto ao público. Para participar é preciso fazer a inscrição pelo site. Palestras e talks são abertos ao público e possuem limite de lugares. Para assistir aos desfiles é necessário convite.
O evento conta com o apoio do Centro Universitário Estácio de Goiás, Universo (Universidade Salgado de Oliveira), Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás, John Cler – Design em Lavanderia e Canatiba Têxtil.
A Amarê Fashion tem como propósito entregar a todos os atores do mercado da moda goiana os mais assertivos insigths e tendências para alavancarem seus negócios, seja para o empreendedor com mais experiência de mercado, seja para o novo empreendedor, seja para o estudante de moda, seja para o produtor de algodão, seja para o lado autêntico da moda autoral ou para o lado veloz do fast fashion. Em sua terceira edição, o evento contribui para o fortalecimento do estado de Goiás, de suas riquezas, do seu povo, de sua cultura, e claro, da moda goiana.

Confira a programação completa deste sábado abaixo:
Sábado(10)
- 13h00 – Abertura do evento
- 14h00 – Concurso de estilistas
- 15h00 – Maurício Duarte – Conexões: Moda, origem e cultura brasileira
- 16h00 – Mega Moda Shopping
- 17h10 – Atração Surpresa
- 18h00 – Brasil70 Bikini
- 19h00 – DJ Miguel Ribeiro
- 20h00 – Marlo
- 21h00 – Encerramento