NotíciasVariedades

Selo de verificação de perfis deixou de ser atestado para credibilidade de veículos de comunicação

Class News

Com a implantação da máfia digital, essa verificação tem servido apenas para atestar que o perfil realmente é de quem diz ser, afirma especialista

Há algum tempo, obter o tão desejado ‘selo azul’ ao lado do nome do perfil era sinônimo de credibilidade. Os veículos de comunicação que conquistassem a verificação do perfil nas redes sociais eram considerados fontes confiáveis pelos leitores. No entanto, essa realidade tem mudado. De acordo com a especialista em marketing digital Jennifer de Paula, com a implantação da máfia digital, essa verificação tem servido apenas para atestar que o perfil realmente é de quem diz ser.

“O fato das pessoas começarem a pagar pela ‘conquista do selo’, provocou essa mudança. Hoje em dia o selo serve mais para provar que o perfil é realmente de quem diz ser e para que outras pessoas, outros perfis não propaguem matérias que não foram desenvolvidas por eles, do que para qualquer outra finalizada, da qual foi criado inicialmente”, explicou a especialista.

Jennifer afirma que ao longo dos anos tem percebido a organização interna de distribuição de selo de verificação, ficando cada vez mais difícil e injusta. Exemplo disso são grandes e antigos sites de notícias que não tem o selo de verificação, ou possui apenas no Facebook e não no Instagram.

“Por outro lado, há sites de notícias recentes, que divulgam fofocas, já foram acusados de plágio, fake news e fazem máfia digital, esses são verificados e recebem o selo azul, simplesmente pelo tipo de conteúdo que movimentam. Diante disso, eu levanto um questionamento: até que ponto o site de notícia verificado realmente tem credibilidade?”, alertou.

Para Jennifer, há algum tempo o selo de verificação já deixou de ser sinônimo de audiência, credibilidade e atestado de celebridade. “Ele foi criado com uma intenção e a própria burla da máfia digital fez com que se tornasse outra coisa, justamente por isso que essa organização de distribuição está tentando reformular a forma de distribuição, tornando mais voltado para questões de marketing e venda”, explicou.

Para os sites que querem passar essa sensação de credibilidade e não possuem a verificação do perfil, Jennifer sugere a utilização do Google News Showcase, que é uma atualização do Google News e serve para os veículos de comunicação postarem notícias. Ele contribui com a propagação do jornalismo de qualidade, compartilha informações com menos risco de fake news, aumenta a audiência e conecta ainda mais pessoas.

Sobre Jennifer de Paula

Jennifer de Paula é Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo