Cultura

Secult Goiás prorroga exposições no Centro Cultural Octo Marques

Class News

A mostra “Retratos: Universo Literário de Bernardo Élis”, segue em cartaz até 28/01, e “Tubo de Ensaio”, até 25/02, com visitação gratuita

Para quem não viu, essa é a oportunidade. A secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) prorrogou as exposições em cartaz no Centro Cultural Octo Marques. A mostra“Retratos: Universo Literário de Bernardo Élis”, pode ser conferida até o dia 28 de janeiro, já “Tubo de Ensaio 2”, fica em cartaz até 25 de fevereiro, com visitação gratuita, de segunda a sexta, das 9 às  17 horas.

Promovida pelo Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebepc), a exposição “Retratos: Universo Literário de Bernardo Élis” conta com cerca de 120 itens do escritor, entre eles, fotos, livros raros, documentos e objetos pessoais. Além disso, o público também pode conhecer a história do escritor, por meio de filmes como “André Louco”; “Bernardo Élis Fleury de Campos Curado, Escritor”; e “O Tronco”,que serão exibidos durante a mostra.

A mostra ainda conta com obras dos artistas Confaloni, Dj Oliveira e Amaury Menezes, bem como de Maria Carmelita Fleury Curado, esposa de Bernardo Élis. Todos eles conviveram e retrataram o escritor em vários momentos da sua vida pública, conseguindo ilustrar e revisitar muito bem os contos e romances de Bernardo.

“A exposição tem como característica principal apresentar ao público a obra do Bernardo Élis, através de livros, objetos pessoais e documentários. Realizamos essa programação especial sempre em novembro, mês de nascimento e morte do escritor”, explica Bento Fleury, diretor do Instituto.

O escritor

Bernardo Élis Fleury de Campos Curado, único escritor goiano na Academia Brasileira de Letras, nasceu no dia 15 de novembro de 1915 em Corumbá de Goiás e faleceu no dia 30 de novembro de 1997 na mesma cidade. 

Durante sua vida, escreveu diversos poemas, contos e romances, sempre captando a vida rural do interior do cerrado, usando bastante a linguagem regional. Uma de suas obras mais famosas é “O Tronco”, publicado em 1956 e adaptado para o cinema em 1999 pelo diretor João Batista de Andrade.

Além de diversos cargos e participação em seminários de autores, Bernardo Élis foi ainda co-fundador, vice-diretor e professor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor de Literatura na Universidade Católica de Goiás.

Projeto Residência Artística Ateliê Livre
 

A exposição “Tubo de Ensaio 2”, é promovida pela Escola de Artes Visuais (EAV), unidade da Secult Goiás. A iniciativa é resultado do trabalho desenvolvido pelo professor e artista Luiz Mauro com nove artistas jovens inseridos no projeto Residência Artística Ateliê Livre.

Ocupando a galeria Frei Confaloni, na sobreloja do Edifício Parthenon Center, a exposição é composta por desenhos, pinturas, fotografias, vídeos, performances, instalações e obras que combinam diferentes linguagens e operações, produzidas pelos artistas:  mbar, Adriano Braga, Marú, Bianca Rezende, Gabriela Chaves, Matheus Martins, Tatiana Susano, Daniela Marques e Walter Pimentel.

Com curadoria feita também pelo professor Luiz Mauro, a mostra é fruto dos experimentos e práticas operadas pelos artistas durante um período de dois anos de intenso trabalho. No decorrer deste tempo os estudantes dispuseram de acompanhamento destinado à elaboração e execução de obras, de acordo com o campo de interesse manifestado por cada um. A Residência foi iniciada presencialmente no início de 2020 e, com a pandemia de covid-19, passou a ser realizada de forma on-line, mantendo o formato de orientações semanais.

Segundo Luiz Mauro, os percursos de investigações traçados pelos artistas estão ligados a questões do nosso tempo, privilegiando o debate sobre a arte na atualidade e trazendo reflexões formais, simbólicas e poéticas. O elenco é representativo da nova geração da arte contemporânea produzida em Goiás e traz em suas obras aspectos urgentes e emergentes, como questões relacionadas ao corpo, à cidade e ao meio ambiente, à arquitetura, ao território e ao sagrado.

O professor destaca ainda, que a exposição trata-se de um laboratório, espaço de pesquisas e experimentações de procedimentos conceituais, estéticos e práticos. “Há, nesse grupo, o comprometimento e o desejo de catalisar pelo sensível outros mecanismos perceptivos, intervenções no imaginário e em processos de subjetivações, tensionando e friccionando questões históricas, simbólicas, como em uma prática laboratorial.”, declarou Luiz Mauro.



SERVIÇO

Exposição “Retratos: Universo Literário de Bernardo Élis”

Visitação: até 28/01, de segunda a sexta, 9h – 17h

Local: Centro Cultural Octo Marques – Edifício Parthenon Center, Rua 4, Setor Central

Exposição “Tubo de Ensaio 2”
Visitação: Até 25 de fevereiro, das 9 às 17h

Local: Galeria Frei Confaloni, Centro Cultural Octo Marques, sobreloja do Edifício Parthenon Center

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo