Cultura

Sabe o que é o estilo de música Folk?

Class News
Foto: Micaell Rodrigues

Manso, participante do ‘The Voice Brasil’ é um dos poucos representantes do Folk nacional. O cantor goiano conseguiu virar as quatro cadeiras do programa global cantando nesse estilo a canção ‘Gravity’, de John Mayer

Você gosta de folk?! O nome desse ritmo é um termo que surgiu na década de 1960, em regiões como Estados Unidos e Canadá. Ele é um gênero musical que combina, basicamente, elementos de música folclórica e rock – daí aparecem variações, como folk elétrico, folk punk e folk progressivo. O folk contemporâneo refere-se a uma grande variedade de gêneros musicais que surgiram em meados do século XX e além e que estão associados à música tradicional. Do inglês folklore: folk significa ‘gente’ ou ‘povo’, e lore significa ‘conhecimento’.

O cantor goiano Manso é um dos poucos brasileiros representante do estilo Folk, o cantor revela que City and Colour e Kodaline são referências para ele. Questionado sobre artistas nacionais que ele se identifica musicalmente, sem dúvidas, ele responde Tiago Iorc e Dani Black.

Manso foi classificado na primeira fase da competição da 9ª temporada do ‘The Voice Brasil’. O programa estreou no dia 15 de outubro, na tela da TV Globo, sua participação foi transmitida no dia 27. Ele conquistou os quatro jurados, com a música ‘Gravity’, de John Mayer, artista no qual o cantor se inspira.

O cantor goiano ouviu cada jurado com muita atenção, mas quem conquistou seu coração foi Michel Teló. Teló falou que Gravity é a música favorita dele, imagine a satisfação de Manso em ter interpretado essa canção. A próxima etapa é disputar a fase das “batalhas”, na qual cada time (Iza, Brown, Lulu e Teló) vão totalizar 16 participantes formando  8 duelos de cada time.

Mais sobre a história do Folk

Um dos artistas que marcou a história do gênero Folk foi Bob Dylan, ao contrário do que muitos imaginam, o artista não começou com a sua notável guitarra elétrica, que se assemelhava a uma batida de rock. Em 1964 o cantor e compositor subiu aos palcos do Festival de Folk de Newport, sendo recepcionado por todos os discípulos deste movimento musical, tornando-se o líder e a voz de uma juventude dotada de um alto grau de politização. Um ano depois, estes mesmos adoradores de Dylan o acusariam de traição, pois no mesmo local, neste exato evento, ele assumiria sua nova vertente.

Dylan foi considerado um marco na onda Folk, pois seus sucessores, até mesmo a famosa Joan Baez, poucas vezes subiram aos palcos. Mas, afinal, o Folk não nasceu das mãos deste popular e controvertido artista, apenas um de seus ramos, o de protesto, atingiu o ápice com ascensão de Bob nas paradas de sucesso. O que é, então, a Folk Music ou música folclórica? Esta expressão surgiu no século XIX, provinda do termo ‘folk lore’, música gerada pelo saber popular. Este estilo musical era claramente assumido por uma civilização pré-industrial, à margem da produção cultural em marcha nas grandes cidades.

Sua origem é bem ampla, portanto, a significação que se pode imprimir à Folk Music é o resgate dos anos 60, como um instrumento a mais de uma geração rebelde, detentora de uma consciência política, carente de um meio de expressão que a represente social e culturalmente. No Brasil, recentemente, emergiram novos talentos neste campo, entre eles o duo Horses and Joy e dupla Duas Casas e o cantor Manso. Enfim, As músicas lendárias têm sua proveniência parcialmente conhecida, muitas vezes originando-se de produções literárias, geralmente de natureza poética. Elas transmitem o ponto de vista de quem as canta.

Mais sobre Manso

Fernando Manso, mais conhecido como Manso, sobrenome adotado como nome artístico desde o início da carreira, é um cantor, músico e compositor goiano que, após conquistar os palcos de teatros e festivais regionais, ganha cada vez mais espaço no cenário da música nacional. Com 11 anos de carreira, o cantor dedica seu talento nos gêneros pop, indie e folk para mostrar que Goiás tem muito talento a oferecer. Além do trabalho autoral, Manso é um dos músicos/cantores mais disputados na Capital em eventos sociais e casamentos.

Sua carreira na música de forma profissional começou em 2009, quando foi convidado pelo produtor cultural Carlos Brandão para retomar o projeto Segunda Aberta, que abria espaço para músicos se apresentarem no Teatro Goiânia Ouro e estava parado desde a década de 80.

No ano seguinte, a carreira do cantor teve uma nova guinada, quando fazia parte de sua primeira banda chamada Hazzi, teve a oportunidade de conhecer grandes palcos e se descobrir ainda mais como músico. Quando a banda chegou ao fim em 2012, o compositor já fazia shows com seu projeto solo, se apresentava em diferentes palcos e teatros da capital goiana, como Teatro Goiânia e o Centro de Tecnologia do Espetáculo, além de participar de grandes festivais regionais de música como o Bananada e o Vaca Amarela.

Além de seu canal no Youtube, no qual posta vídeos com músicas autorais e covers de artistas como John Mayer e Tiago Iorc, o músico disponibiliza seu trabalho pelas plataformas digitais Deezer e Spotfy, nos quais composições como Assovio, A Mariposa e o Abajur e Coração Trancado somam milhares de views. No final de 2018, o artista lançou seu novo CD intitulado “Desculpe a Demora”, que já caiu no gosto dos fãs e conta com composições antigas e músicas inéditas do cantor.

A história do menino que se apaixonou pelo violão que o tio avô tinha em casa, e precisou juntar dinheiro de lanche para comprar seu primeiro instrumento, chega agora ao palco da TV Globo. O menino, que agora é músico e compositor por profissão, representa o cenário alternativo da música goiana e inicia uma nova fase de sua carreira, a fase do reconhecimento em rede nacional.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo