NotíciasVariedades

Em evento de alto nível técnico, Estância K faz as grandes campeãs do torneio leiteiro e julgamento de pista da Expogir Goiânia 2022

Class News

Foto: Fellipe Cortes

Prêmios de Melhor Expositor e Melhor Criador ficam para Luiz Eduardo Branquinho e Leo Machado Ferreira. Gir Leiteiro Goiás recebe a missão de sediar a nacional da raça em 2023

A Expogir Goiânia 2022 foi encerrada no último sábado (12/11) com o anúncio da grande campeã da feira, Lacuna FIV Wadi, e a notícia de que a capital goiana receberá, em 2023, a Exposição Nacional do Gir Leiteiro (Expogil). A 23ª edição do evento será a primeira a ser realizada fora das fronteiras de Minas Gerais, na data provável de 24 a 30 de setembro.

A confirmação da 23ª Expogil em Goiânia foi comemorada pelos pecuaristas que se reuniram, há cerca de um ano, no Núcleo Goiano dos Criadores de Gir Leiteiro (Gir Leiteiro Goiás). “Com a Nacional em Goiânia, teremos mais animais, mais qualidade e uma festa muito maior. Sabemos da responsabilidade, e estamos animados pra fazer o melhor pelo desenvolvimento da raça”, disse o presidente da entidade, Claudio Gonzaga.

Gonzaga fez um balanço positivo da Expogir Goiânia 2022 e classificou o resultado como “extremamente satisfatório”. Os dois leilões realizados dentro da exposição – Baby da Nata e Seleções do Cerrado – arrecadaram cerca de R$ 1,5 milhão. Além disso, o torneio leiteiro e os julgamentos de pista foram considerados competições de nível técnico elevado. Ao todo, 213 animais da raça Gir Leiteiro passaram pelo Parque de Exposições Agropecuárias Pedro Ludovico Teixeira, 25 deles participantes do torneio leiteiro.

Um dos mais reconhecidos jurados de provas da raça Gir Leiteiro no País, André Rabelo participou da avaliação dos animais na pista da Expogir. “Pude observar animais de altíssimo nível, muito estruturados, com biotipo leiteiro bem evidenciado, e úberes de excepcional qualidade. Foi unânime na pista a grande qualidade do sistema mamário, mostrando que o Gir Leiteiro está em processo contínuo de evolução”, comentou.

Para o médico veterinário Henrique Ferreira Pinheiro, consultor em pecuária e sócio da Q2 Assessoria, a pista “expressou muito bem o trabalho de melhoramento genético que tem sido feito no Gir Leiteiro, de bezerros a reprodutores, de bezerras a matrizes”. “Trouxe muita dificuldade para o juiz, mas ao mesmo tempo muita satisfação em poder julgar animais de extrema qualidade”, argumentou.

Prêmios principais
A Estância K, de Luiz Eduardo Branquinho, levou os principais prêmios da Expogir Goiânia 2022. Na pista, Lacuna FIV Wadi venceu a categoria Vaca Adulta e o prêmio de Melhor Úbere Adulto, sendo eleita Grande Campeã. No torneio leiteiro, Indaiá F.Recreio conquistou o Grande Campeonato. A fêmea apresentou média diária de 76.860kg (cerca de 102,2 litros) e totalizou 230.580kg (306,6 litros) durante a competição.

“Este é um trabalho que a gente vem desenvolvendo há mais de seis anos e agora estamos colhendo os frutos”, ressaltou Luiz Eduardo Branquinho. O fundador da Estância K acumulou 901 pontos e ficou com o prêmio de Melhor Expositor da Expogir Goiânia 2022. Diretor comercial da fazenda, Frederico Machado destacou a competitividade das provas: “Foi uma pista bem pesada, com os grandes criadores do Brasil, então foi muito gratificante para a Estância K vencer na pista, no torneio leiteiro e como Melhor Expositor”.

Entre os machos, o Grande Campeão foi Teórico FIV F.Mutum. O touro da Fazenda Mutum concorreu sob o registro de Leo Machado Ferreira, que, com 912 pontos, conquistou o troféu de Melhor Criador.

Reservados
A Reservada Grande Campeã da Expogir Goiânia 2022 foi Floripa FIV Cabo Verde, de Jose Coelho Vitor. Segundo melhor criador e terceiro melhor expositor da feira, Vitor também emplacou o Reservado Grande Campeão, Abel FIV Cabo Verde. Já no torneio leiteiro a Reservada Campeã foi Alagoana FIV do Basa, de Vinicius Brandão Pezzuol.
Os resultados detalhados da Expogir Goiânia 2022 estão disponíveis no site oficial da Gir Leiteiro Goiás: girleiteirogoias.com.br/expogir-goiania-2022.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo