NotíciasSaúde

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas 

Class News

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata, Guirau, explica quais nutrientes ajudam o bom funcionamento do corpo feminino

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para as mulheres dar atenção à saúde e ao bem-estar. Para ter uma vida saudável, elas devem ficar atentas à ingestão de alguns nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo feminino. Pensando nisso, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ressalta a importância de alimentos que devem fazer parte da rotina alimentar. São eles:

·         Carnes

·         Peixe

·         Ovos

·         Leite, iogurtes e queijo

·         Feijões

·         Cogumelos

·         Castanhas

·         Aveia

·         Cacau

·         Cúrcuma

·         Gengibre

·         Ervas naturais

·         Batata

·         Verduras e vegetais verdes escuro

·      Frutas fontes de vitamina C – kiwi, laranja, morango, acerola, pitanga, seriguela, maracujá, abacaxi e mexericas, banana

A especialista explica que o consumo de vitaminas de complexo B, que atuam no metabolismo energético, ajuda a melhorar a disposição e a reduzir o estresse. “Carnes, castanhas, verduras escuras e cogumelos são excelentes fontes”, diz.  

Renata alerta que as mulheres perdem uma quantidade significativa de ferro todos os meses através do fluxo menstrual, e isso aumenta a necessidade da ingestão desse nutriente através da alimentação. “Esse mineral é muito importante para prevenir anemias. Consumir carnes, vegetais verde escuros e feijões é fundamental para manter o aporte em dia”.  

As vitaminas de complexo B, sobretudo a B6, segundo a nutricionista, ajudam a amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), principalmente para as mulheres que tomam anticoncepcionais orais. “Essa vitamina pode ser encontrada nas carnes, nas castanhas e na banana”, ensina.  

A especialista explica que o magnésio também auxilia no relaxamento muscular e pode contribuir para a redução dos desconfortos das cólicas menstruais. “Encontramos esse mineral nos legumes e verduras em geral, sobretudo na banana e nas batatas, além da aveia e do cacau”.

Os alimentos ricos em ômega-3, como os peixes e castanhas, são importantes por sua ação antioxidante e anti-inflamatória. “Incluir ingredientes como cúrcuma, gengibre, chás de ervas e ervas naturais como temperos protege as células contra os efeitos dos radicais livres também aumenta a imunidade e a prevenção de doenças como artrite, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento, e pode ajudar a minimizar os sintomas menstruais”, diz Renata.

Ela lembra que a saúde intestinal é fundamental para a boa absorção de nutrientes, e é comum o corpo feminino apresentar funcionamento intestinal lento. “Quando ocorre constipação, além de aumentar a incidência de doenças, como câncer de intestino, é comum que as mulheres tenham mais acne, unha e cabelos quebradiços, cólicas abdominais, flatulência e maior tendência a estresse. Por isso, é importante uma boa ingestão de água, consumir 2 a 3 frutas e 2 a 4 porções de verduras e legumes diariamente. Aveia, castanhas e iogurtes naturais também ajudam a restabelecer o bom funcionamento do intestino”.  

O consumo de alimentos fontes de vitamina C, como kiwi, laranja, morango, acerola, pitanga, seriguela, maracujá, abacaxi e mexericas, é essencial para uma boa produção natural de colágeno, que melhora a saúde da pele, unhas e cabelos. ”E ainda, a vitamina C tem ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce das células”, observa a especialista, que recomenda evitar alimentos processados, principalmente os que contêm excesso de açúcar, pois podem prejudicar a produção natural de colágeno.

Na fase da menopausa, o consumo de proteínas e antioxidantes é ainda mais importante, assim como o cuidado com o ganho de peso. “Uma dieta baseada em frutas, legumes, verduras, carnes e ovos é essencial. Também é comum que as mulheres tenham osteoporose, um problema ósseo que pode ser prevenido com atividade física e a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como iogurtes, queijos e leite”, indica a nutricionista 

Renata ensina quatro receitas fáceis de fazer e que devem integrar o cardápio.

Shake proteico 

1 xícara de chá de frutas vermelhas congeladas  

Suco de 1 limão siciliano  

1 pote de 200g de iogurte natural  

2 colheres de sopa de leite em pó desnatado  

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou mixer e consuma em seguida  

Salada antioxidante  

½ maço de alface roxa higienizada  

½ maço de rúcula baby higienizada  

2 figos cortados em 4 partes  

1 pitaya vermelha cortada em meia lua  

10 unidades de nozes cortadas ao meio  

Modo de preparo:

Acomode as folhas em um refratário ou saladeira. Tempere com o azeite, o limão e o sal. Adicione as frutas cortadas e distribua pelo recipiente. Finalize com as nozes e consuma em seguida  

Barra proteica gelada de oleaginosas e frutas secas  

2 potes de 200g de iogurte natural  

4 colheres de sopa de leite em pó desnatado  

½ xícara de chá de nozes picadas  

½ xícara de chá de amêndoas picadas 

½ xícara de chá de uvas-passas roxas 

½ xícara de chá de cranberries desidratadas  

Modo de preparo:

Misture o iogurte com o leite em pó. Separe uma assadeira pequena ou refratário de vidro e forre o fundo com papel manteiga. Adicione o iogurte natural com o leite em pó. Distribua as castanhas e as frutas desidratadas por toda a área da assadeira. Leve ao freezer por cerca de 2 horas. Retire do recipiente e solte o papel manteiga no fundo da barra. Corte em porções individuais e mantenha armazenado no freezer até o momento de consumir.  

Bolo funcional  

1 xícara de chá de farelo de aveia 

1 xícara de chá de farinha de trigo  

1 colher de sopa de canela em pó  

1 xícara de chá de tâmaras picadas (sem caroço)  

3 ovos  

Suco de 1 limão siciliano  

1 xícara de chá de maçãs picadas em cubos bem pequenos  

½ xícara de chá de castanhas-do-pará picadas  

1 colher de sopa de fermento em pó  

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, as tâmaras e o suco de limão. Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o farelo de aveia, a canela em pó e o fermento em pó. Adicione o conteúdo do liquidificador aos poucos e misture com a ajuda de uma espátula até formar uma massa homogênea. Adicione as maçãs e as castanhas e incorpore delicadamente os pedaços à massa. Unte uma forma com manteiga e farinha e acomode a massa. Se desejar, finalize adicionando mais canela antes de levar para assar. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 40 minutos.  

SOBRE O OBA HORTIFRUTI:

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo