GovernoNotíciasSaúde

Governo de Goiás promove ação solidária para doadores de sangue participarem do festival Deu Praia

Class News

Iniciativa, realizada por meio das Secretarias de Estado da Cultura e da Saúde disponibiliza ingressos e começa nesta segunda-feira (10/7)

Por iniciativa do Governo de Goiás  as pessoas que doarem sangue na próxima semana serão convidados especiais para os shows do festival Deu Praia. A ação, realizada por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Saúde (SES) e Hemocentro, começa nesta segunda-feira (10/07) e vai até sexta-feira (15/7). O objetivo é aumentar o estoque do banco de sangue da unidade e democratizar o acesso ao evento.  

Serão disponibilizados para essa ação 500 ingressos para as diferentes atrações do evento. Cada doador que concluir a doação de sangue tem direito a um (1) ingresso.

“O Festival Deu Praia tem o apoio do Governo de Goiás por meio do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura, e pedimos, como contrapartida, esses ingressos para fazer essa ação, que  mostra como a cultura é importante para a sociedade e traz benefícios em todas as áreas”, explica a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

O secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, destaca que a parceria da Secult com o Hemocentro vai contribuir muito para a manutenção dos estoques de sangue da rede que atende 222 unidades de saúde no estado de Goiás. “Quem está há algum tempo sem doar ou quem nunca doou é nosso convidado para fazer a sua doação, lembrando que esse ato pode salvar até quatro vidas. Todos serão bem-vindos em nossa unidade. Venha fazer sua doação”, convidou.

Denyse Goulart, diretora-geral do Hemocentro, destaca que a iniciativa das instituições é uma oportunidade para captação voluntária de novos doadores e conscientização da população sobre a importância da doação.

Como participar?
Para ganhar o ingresso é necessário fazer o agendamento da doação de sangue no site do hemocentro através do link https://agenda.hemocentro.org.br/secultdeupraia. Durante o agendamento é importante observar o dia de doação correspondente ao ingresso do show que o doador deseja.

Depois, é só ir no dia e horário agendado até o endereço da coleta de sangue. Vale ressaltar que apenas o agendamento não garante o direito ao ingresso. Ao final do gesto solidário, os ingressos serão disponibilizados por e-mail conforme a demanda espontânea de doação.

Na segunda e terça-feira (10 e 11/7) as doações serão feitas na Unidade Móvel do Hemocentro que estará no Centro Cultural Oscar Niemeyer, das 8h às 16 horas.
Na quarta, quinta e sexta-feira (12, 13 e 14/7), os doadores voluntários podem procurar a unidade do Hemocentro Coordenador, em Goiânia, das 8h às 17h,  para doação e retirada dos ingressos que serão encaminhados por e-mail.

Cronogramas da coleta e disponibilidade dos ingressos:

Segunda, 10/7
8h às 16h – Espetáculo Auto da Compadecida – 100 ingressos
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Terça, 11/7
8h às 16h – Show Vanessa da Mata – 50 ingressos
Barão 40 anos – 50 ingressos
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Quarta, 12/7
8h às 17h – Banda Eva + Rooftime – 50 ingressos
Atitude 67 – 50 ingressos
Local: Hemocentro Coordenador, Av. Anhanguera, 7.323 – St. Coimbra – Goiânia – GO

Quinta, 13/7
8h às 17h – Maneva + Projota – 50 ingressos
Paulo e Natahan – 50 ingressos
Local: Hemocentro Coordenador, Av. Anhanguera, 7.323 – St. Coimbra – Goiânia – GO

Sexta, 14/7
8h às 17h- Seu Jorge – 50 ingressos
Tomate – 50 ingressos
Local: Hemocentro Coordenador, Av. Anhanguera, 7.323 – St. Coimbra – Goiânia – GO

Critérios para doação: 
• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização)
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Impedimentos temporários:
•Gripe, resfriado e febre: aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas;
• Período gestacional;
• Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
• Amamentação (até 12 meses após o parto);
• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

• Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
•Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
•Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
• Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 ficam impedidas de doar sangue pelo prazo de 7 dias
•Pessoas que foram consideradas caso suspeito ou confirmado, devem aguardar o prazo é de 10 dias após a remissão dos sintomas.
•Vacinas têm um período de inaptidão que varia entre 48 horas e 12 meses.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo