Projeto plural recebe último convidado e apresenta resultado neste domingo
Dança, tecnologia, parkour, rapel, escalada, cinema, fotografia, tudo junto e misturado como forma de evoluir o que hoje é uma arte só. Esta foi a proposta do Coletivo PlanoP durante a execução do PROJETO #plural. É P de pluralidade de espaços, atuação, arte e inovação. Beneficiado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura de Goiás 2016 da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e em execução desde o início de 2018, o projeto apresenta, neste domingo (1º), o resultado da oficina de Emilliano Freitas: “Dispositivos cênicos para composição na improvisação em dança contemporânea”. A apresentação é gratuita e será realizada no Coletivo Centopeia, às 16 horas.
A oficina de Emilliano abordou as práticas de design cênico enquanto articuladoras da dramaturgia na dança. “Os participantes realizarão experimentos práticos em que as possibilidades de movimento na improvisação em dança partirá do diálogo do corpo com proposições plástico-espaciais produzidas, estabelecendo conexões com o lugar (físico e socioculturais) e os corpos dos participantes”, explica o professor. “Durante esse quase seis meses de #plural tivermos encontros incríveis que consolidaram ainda mais o discurso e a identidade do coletivo plano O emiliano traz dessa vez questões muito próximas do nosso universo, ainda mais pela sua formação e atuação. No Plano, temos dois arquitetos, eu e o Nilo, então tivemos muitas figurinhas para trocar com o nosso próximo residente”, afirma Gabriel.
Emilliano Freitas é multi artista, atuando como cenógrafo, intérprete do movimento, ator e artista visual. É graduado em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação e Mestre em Artes (Sub-área: artes cênicas). Atualmente é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás.
Ele também integra o Conectivo Nozes onde pesquisa o corpo espaço na improvisação em dança contemporânea. Organiza desde 2012 o Temporal – encontro de dança contemporânea e composição em tempo real. Sua produção artística permeia pela discussão das relações entre corpo, improvisação e arquitetura.
#plural
Projeto de manutenção do coletivo artístico PlanoP, #plural é a realização de aperfeiçoamentos artístico e de aprofundamento da pesquisa de arte e tecnologia. É a latência do coletivo de inserir a dança em outros espaços, além de continuar suas pesquisas em tecnologia. O coletivo trabalhou com diversas outras áreas artísticas, acreditando que a diversidade cultural pode elevar e potencializar a dança física. Através de encontros semanais e trabalhos continuados pretende-se aprofundar as pesquisas realizadas, através de módulos mensais com convidados para atividades teóricas e práticas com o coletivo.
Durante todo o processo, os convidados Diogo Granato, VJ Pixel, Letícia Ramos e Alex Soares ministraram oficinas que envolveram parkour e dança acrobática; video dança 360º e dança contemporânea vertical. Algumas oficinas foram abertas à comunidade e também contaram com apresentações públicas.
PlanoP
Coletivo artístico criado por Gabriel Côrtes, Gleysson Moreira, Guilherme Monteiro e Nilo Martins a partir dos encontros no Núcleo Coreográfico Teatro SESI/Dança UFG e das afinidades em relação à Dança Contemporânea. O coletivo já se apresentou em turnê nacional através do incentivo do Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança 2014 e hoje conta com o incentivo do FAC do Estado de Goiás 2016.
Serviço:
Work In Progress
Data: 01.07
Horário: 16h às 19h
Local: Coletivo Centopeia – Avenida Cora Coralina, nº 140, Setor Sul