Beleza

Rejuvenecimento por Dra. Claudia Arantes

Class News

REJUVENESCIMENTO

Como acontece o envelhecimento da pele facial?

O principal fator implicado no envelhecimento da pele é a exposição crônica ao sol. Obviamente fatores individuais, especialmente o genético é o critério básico para que haja envelhecimento. O tipo de vida do indivíduo quer seja por motivos profissionais (trabalhador rural, por exemplo), quer seja por estresse também podem interferir no envelhecimento cutâneo facial.

Quais fatores externos e internos provocam este envelhecimento?

O principal fator causal externo é o sol. “Se eu pudesse viver a minha vida novamente, me exporia menos ao sol ou usaria mais filtro solar”, na realidade o que gostaria de dizer é que o efeito do sol na pele é crônico, só vão aparecer 40, 50 anos após a exposição e os primeiros 20 anos de exposição ao sol são decisivos marcadores do envelhecimento. Quanto aos fatores internos além do estresse emocional, algumas patologias como diabetes e hipertireoidismo também podem interferir no envelhecimento, porem têm menor importância. Não podemos esquecer que também o cigarro passa a ser outro formador do envelhecimento da pele facial.

Quais são as necessidades da pele facial?

Além do uso do filtro solar diariamente, especialmente nos países ensolarados a pele do rosto necessita de higiene e hidratação diários.

Quais produtos que podem vir a bloquear o envelhecimento?

Bons filtros solares que bloqueiem o UVA, UVB e o UVC. Outros comprimentos de onda têm sido estudados no envelhecimento, mas ainda não se conhece seu efeito exato na pele.

rejuvenescimento-facial

*Ilustração / Imagem meramente ilustrativa.

O que existe hoje em dia em tratamento de rejuvenescimento?

Muita coisa. Praticamente a mulher de hoje pode ser “reconstruída “ tanto em forma quanto em textura utilizando princípios da cosmiatria médica. A cirurgia plástica reconstrói a flacidez praticamente sem cicatrizes. A técnica endoscópica faz a intervenção sem nenhum corte. Técnicas de preenchimento utilizando colágeno, gordura ou ácido hialurônico preenchem rugas e cicatrizes. A toxina botulínica paralisa rugas indesejáveis de expressão. O laser remove pelos indesejáveis, manchas e até permite a troca da pele fotoenvelhecida por uma nova pele.

Como esses tratamentos agem sobre a pele e que tipo de reação eles provocam para combater o envelhecimento?

Se a necessidade é uma depressão, ruga ou cicatriz o tratamento deve agir preenchendo essa depressão; pode ser feito com substâncias de duração maior ou menor. Se a necessidade é uma forte ruga de expressão na testa ou ao redor dos olhos ou mesmo o pescoço enrugado, a toxina botulínica age paralisando temporariamente estas rugas. O laser atua atualmente em diversas áreas da medicina cosmética: faz a depilação prolongada ou definitiva, evapora vasos e manchas e ainda é capaz de remodelar o colágeno quando o processo de envelhecimento é intenso. Mesmo tumores atualmente podem ser tratados sem cortes através da terapia fotodinâmica. Claro, para cada uma destas indicações há um tipo específico de laser a ser utilizado.

Quais cuidados diários que as pessoas devem tomar para prevenir o envelhecimento?

Uso de filtros solares, bons agentes de limpeza como sabões no caso da pele oleosa e cremes demaquilantes no caso de pele normal ou seca, bons hidratantes contendo princípios ativos com vitaminas e ácidos individualizados para cada caso.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo