Notícias

“Produção de conhecimentos e integração estão entre as principais armas de combate à criminalidade”, diz Irapuan Costa Júnior na abertura de curso de análise criminal

Iniciativa é fruto de parceria entre SSP e Ministério da Segurança Pública; Capacitação vai qualificar operadores das forças policiais em diversos níveis de conhecimento

“Investir em conhecimentos é uma das principais armas de combate à criminalidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, nesta segunda-feira (04/06), na abertura do 9º Curso de Análise Criminal, promovido por meio de parceria entre SSP e Ministério da Segurança Pública.

Um dos principais objetivos do curso é qualificar os operadores de segurança nos níveis estratégico e tático, para o exercício da análise criminal de interesse das forças policiais. A programação conta com teorias criminais, criminologia ambiental, e análise de crimes. “Conhecimentos técnicos são patrimônios que ninguém pode tomar de quem recebe. Tenho muito orgulho em ver nossas forças policiais tão bem preparadas”, declarou Irapuan.

Também fazem parte das atividades estatísticas e análises de gráficos, geoprocessamento e mapeamento criminal, análise  de banco de dados, didática, tecnologias e softwares aplicados à análise criminal e produção de conhecimentos científicos voltados à atuação policial preventiva e repressiva.

O curso será coordenado pela Superintendência da Academia Estadual de Segurança Pública, por meio do Observatório de Segurança. No total, serão oito disciplinas presenciais e um estágio operacional. As aulas serão ministradas até o dia 25 de junho.

Na abertura, o superintendente da Academia Estadual de Segurança Pública, coronel Carlos Antônio Borges, ressaltou que a capacitação permanente e a integração entre as forças policiais continuarão sendo práticas diárias de todas as forças policiais. “Troca de informações e conhecimentos são fundamentais para coibir o crime”, assegurou.

Diversas autoridades participaram da aula inaugural. Entre elas, o superintendente executivo da SSP, Emmanuel Henrique Balduíno; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Vasconcelos; o delegado-geral da Polícia Civil, André Fernandes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Márcio André de Morais; e o superintendente de Comando e Controle, tenente-coronel Francisco de Assis Ramos Jubé.

FOTOS: ANDRÉ COSTA

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo