CulturaNotícias

Primeira Mostra de Música e Arte a Céu Aberto, será realizada em Goiânia

Class News

No próximo dia 15 de setembro, a Praça Universitária, em Goiânia, será palco da primeira edição do Ditardinha – uma mostra inédita de música e arte a céu aberto. Promovido pelo Coletivo Aruá em parceria com a Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), o evento promete uma experiência cultural única, celebrando a riqueza da música e das artes visuais goianas.

Nesta edição inaugural, um talentoso quarteto de instrumentistas se apresentará ao público, interpretando composições de seis renomados músicos goianos: Débora di Sá, Flavia Carolina, Kleuber Garcez, Gustavo Veiga, Valter Mustafé e TonZêra. As obras desses compositores serão o centro das atenções, ganhando vida por meio de uma interpretação instrumental ao ar livre, conectando a comunidade à cultura local em um ambiente acessível e inspirador.

Gustavo Veiga

Gustavo Veiga é um daqueles artistas que não deixam dúvidas. Poucos compositores/cantores têm estilo próprio, uma marca somente sua, sem influências. Gustavo é assim. Dono de um dos maiores sucessos da música feita em Goiás, a canção “De Dois” (escolhida como a melhor música feita em Goiás em todos os tempos, de acordo com votação feita pelo jornal Diário da Manhã), o artista gravou dois compactos, na era do vinil.

Em 1983 compacto duplo produzido por Naire Siqueira, com arranjos do maestro Aécio Flavio, gravado no Rio de Janeiro, com faixas como De Dois e Rumo das coisas.

Em 1986, veio o sucesso das músicas Outro Final e Sério Mistério, em seu segundo disco. Compacto simples produzido e arranjado pela mesma dupla anterior (Aécio Flávio e Naire), também gravado no Rio de Janeiro.

Com o sucesso dos dois compactos, Gustavo Veiga pôde se apresentar ao lado de nomes como Almir Satter, Tetê Espíndola e Elizeth Cardoso. Com Emílio Santiago, Gustavo Veiga se apresentou como atração do Projeto Pixinguinha, fazendo uma turnê em vários Estados brasileiros.

Seu primeiro CD, “Caravana”, um clássico, veio no ano de 2002, com produção de Denio de Paula.. São canções feitas em parceria com seu parceiro quase constante, Carlos Brandão. Entre elas, a música que dá nome ao disco. Outras canções do álbum: Por isso eu vim; Bilhete mal feito; Diga pra mamãe, Numa Estrela qualquer, entre outras.

O segundo trabalho em CD, também produzido por Denio de Paula, chamado de “Menino Metido a Valente”, foi lançado no início de 2006 e traz sucessos como Era Primavera, Brincando, Química, Coração Retirante e Meu medo.

O terceiro CD, “No mei do mundo”, foi produzido por Luiz Chaffin, que também produziu o primeiro DVD da carreira de Gustavo Veiga. Esse DVD, batizado de “Caravana”, traz os grandes sucessos da carreira artística do cantor e compositor. É um apanhado bem feito, com imagens surpreendentes da trajetória desse artista, e vem com as participações especiais de João Caetano e Maíra Lemos. O DVD teve lançamento no Teatro Goiânia com lotação completa.

Em breve, Gustavo Veiga lançará o CD “Dois Universos”, gravado no Rio de Janeiro, no Estúdio Companhia dos Técnicos, com produção de Naire Siqueira e Jaime Alem, com arranjos e direção musical do renomado maestro Jaime Alem (maestro durante muitos anos da cantora Maria Bethânia); e instrumentistas de renome como João Carlos Coutinho (piano, teclados e acordeon), Rômulo Gomes (baixo), João Bustamante (violoncello), além do próprio Jaime Alem (violão).

A força da música de Gustavo Veiga também é comprovada pelo número de artistas que já gravaram músicas do artista, o que inclui Gustavo entre um dos grandes compositores/cantores de Goiás, em todos os tempos, uma espécie de patrimônio da cultura goiana. Tanto é verdade que o cantor já teve composições suas gravadas por nomes como Maria Eugênia, Gilberto Correia, Maira, Sabah Moraes, Tais Guerino, Larissa Moura, Laércio Correntina, Cláudia Vieira, Grupo Essência, Fernanda Guedes, Ricardo Leão, entre muitos outros grandes intérpretes.

Em outubro de 2019, Gustavo Veiga fez o show “Releituras”, no Teatro do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, com público completo, ingressos esgotados, e participação especial do maestro Jaime Alem.

Recentemente o artista gravou dois videoclipes das músicas “O Rio” e “Nós Fiéis”, ambas em parceria com Carlos Brandão. O Rio foi produzido e dirigido pela produtora Ana Aquino (AVIVA PRODUTORA @aviva_produtora). Nós Fiéis, também produzido pela AVIVA PRODUTORA e dirigido por Ana Aquino @anaquino65 e Meg Gaertner @meggaertner. O videoclipe Nós Fieis foi realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Goiânia e também patrocinado pela AVIVA. Este videoclipe foi premiado no FICA – Festival Internacional de Cinema ambiental, realizado na cidade de Goiás.

Gustavo Veiga fez nos últimos anos várias apresentações no FICA, Canto da Primavera, em Pirenópolis, Feitiço Mineiro e Clube do Choro em Brasília; Encontro do Céu em Belo Horizonte; Retomada Cultural pelo Sesc, na Cidade de Goiás (2023); shows com Laercio Correntina no Manero Restaurante e Bar (2023); show no Teatro do SESC Centro Goiânia (2023); Mostra de música Goiânia Canto de Ouro (participação em todas as edições, entre 2008 e 2021); apresentação solo na inauguração do Pergolado Otavinho Arantes, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (2023); e o show Música e Fé, apresentação na Igreja São Francisco de Paula em Goiás, ao lado dos músicos Andréa Teixeira e Gidesmi Alves (2024).

Serviço:

Evento: Ditardinha – Primeira Mostra de Música e Arte a Céu Aberto

Data: 15 de setembro de 2024

Horário: A partir das 16h

Local: Praça Universitária, Goiânia, GO

Entrada: Gratuita

Realização: Coletivo Aruá e AGAV

Apoio: Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Cultura, Vereador Anselmo Pereira

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo