Prefeito Sandro Mabel vistoria pontos afetados pelas chuvas em Goiânia
Acompanhado de auxiliares, prefeito verifica os trabalhos iniciados pela Prefeitura de Goiânia imediatamente após o temporal
O prefeito Sandro Mabel visitou, na madrugada desta segunda-feira (13/1), os pontos mais castigados pelas chuvas que atingiram Goiânia neste domingo (12/1). O objetivo foi acompanhar os trabalhos que começaram a ser realizados pela Prefeitura de Goiânia logo após o temporal. A primeira inspeção ocorreu na Marginal Botafogo, nas primeiras horas do dia.
“Chamei toda minha equipe logo cedo para percorrer a cidade, identificar os danos e determinar ações rápidas que garantam o pleno funcionamento da cidade”, destacou o prefeito. “É essencial acompanhar de perto a gravidade dos problemas causados pela chuva para atender a população com maior agilidade”, completou.
Na Marginal Botafogo, local mais afetado, houve deslizamento de terra, o que interditou a alça de acesso da Rua dos Comerciários. A via está parcialmente bloqueada, com meia pista interditada no sentido Setor Pedro Ludovico, até que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) conclua os trabalhos de recuperação.
A Secretaria de Engenharia de Trânsito mantém equipes no local para organizar o tráfego e garantir a segurança dos motoristas, além de atuar em outros pontos onde o trânsito foi prejudicado por semáforos danificados.
Equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) estão em campo desde o temporal para remover árvores e galhos caídos. Foram registradas ocorrências na Avenida Leste-Oeste com Rua Formosa, em Campinas; na Rua BF-01, no Bairro Floresta; na Rua 220, no Setor Universitário; na Avenida Marginal Botafogo, no Setor Sul; e na Rua 1007, no Setor Pedro Ludovico.
“Trabalhar de forma integrada é essencial para garantir a segurança e a mobilidade na capital”, afirmou o prefeito.
Acompanharam o prefeito Sandro Mabel na vistoria os secretários Francisco Lacerda (Infraestrutura), Tarcísio Abreu (Engenharia de Trânsito), Cleber Aparecido dos Santos (Comurg), Gustavo Toledo (Guarda Civil Metropolitana), Robledo Mendonça (Defesa Civil) e o coronel Hélio Loyola Gonzaga Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros de Goiânia.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a região Norte, na altura do Jardim Pompeia, foi a mais atingida, com registro de 145,2 mm de chuva. Em seguida, a região Central, nas proximidades da Câmara Municipal de Goiânia, acumulou 131,2 mm. Na região norte da cidade, choveu até 12 vezes mais que o esperado, com alguns bairros recebendo volume equivalente a 10 dias de chuva. As rajadas de vento chegaram a variar entre 36 e 52 km/h.
Fotos: Alex Malheiros