Política

Portal da Alego recebe 1,2 milhão de visitas no 1º semestre de 2024

Número de acessos à página do Parlamento goiano vem crescendo sistematicamente e dá um salto de 58% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme relatórios mensais fornecidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação. Matéria mais acessada foi sobre a importância da vacinação, com 17,2 mil visualizações. Presidente Bruno Peixoto comemora e afirma que os resultados positivos alcançados pelo Portal Alego reforçam ainda mais o compromisso da 20ª Legislatura do Parlamento goiano com a transparência.

Uma das principais ferramentas de comunicação institucional da Assembleia Legislativa de Goiás, o Portal da Alego recebeu exatos 1.265.453 visitas no primeiro semestre de 2024. O resultado representa um salto de 58% em relação ao mesmo período do ano anterior e consolida o site, cada vez mais, como fonte de transparência e acesso à informação. 

Em 2023, os primeiros seis meses do ano somaram 802.945 acessos, marca que foi ultrapassada este ano já em abril. O mês é, inclusive, o que mais registrou visitas: 262 mil. Em junho, o total registrado foi de 208 mil. As informações foram reunidas com base em relatórios mensais fornecidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação. 

Quando comparadas as notícias com mais cliques de cada mês, o pódio fica com matéria sobre a importância da vacinação, visualizada 17.213 mil vezes apenas em junho. Logo em seguida, com 16.481 mil acessos durante abril, está o post que tem como título “Alteração no Ipasgo Saúde é aprovada em primeira fase”. Em terceiro lugar, a reportagem sobre o Dia Nacional de Combate ao sedentarismo, que recebeu 6.131 visualizações. 

A 20ª Legislatura do Parlamento goiano tem sido marcada pela transparência, seriedade e responsabilidade, defende o presidente Bruno Peixoto (UB). Em sua visão, os resultados positivos alcançados pelo Portal Alego reforçam ainda mais esses pilares, principalmente no que diz respeito à aproximação entre a Casa de Leis e os cidadãos goianos.

“Junto aos nossos deputados e deputadas, temos trabalhado nesse sentido, afinal, somos funcionários do povo e, portanto, é nosso dever e obrigação prestar contas do nosso mandato e ser claros com todos os nossos atos. Estamos no caminho certo e seguiremos assim”, celebra o deputado.

Devido a uma atualização do sistema Alego Digital, não é possível mensurar a quantidade total de acessos, mas a seção ‘Transparência’ responde por grande parte do fluxo de visitantes ao portal. A rede social Instagram como principal meio de compartilhamento de links do site e Goiânia como o local onde ele é mais acessado são outras informações que se destacam no relatório.  

Os perfis institucionais dos deputados receberam, juntos, 47.804 mil cliques. Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.

Por trás dos números

A Agência de Notícias Yocihar Maeda, vinculada à Diretoria de Comunicação, é responsável pelo conteúdo jornalístico produzido e divulgado no Portal da Alego. De caráter essencialmente institucional, o site preza por uma cobertura representativa da Assembleia como órgão de Estado, acima de interesses partidários. 

Ao garantir a visibilidade dos trabalhos legislativos, o portal fortalece a imagem da Alego como entidade representativa dos goianos, estreita a relação da Casa com a população e incentiva o exercício da cidadania.  

Na visão do diretor de Comunicação da Casa de Leis, Marcos Teixeira, o crescimento na popularidade do portal institucional demonstra que a população está buscando estar mais próxima do Legislativo. “E diz respeito também à qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos comunicadores, jornalistas e publicitários, que têm feito uma cobertura dinâmica e acessível do dia a dia da Alego”, completa. 

O conteúdo jornalístico de qualidade convida os goianos, segundo Teixeira, a participarem de perto da democracia goiana e se traduz em transparência. Vale lembrar que a Casa de Leis foi avaliada com o nível Diamante e ficou em 1º lugar entre as assembleias do País no Radar da Transparência Pública de 2023.

“Eu comparo o Portal da Alego com uma vitrine: todas as informações mais importantes estão aqui, disponíveis em uma linguagem simples e à disposição de quem quiser acessá-las”, opina o diretor de Comunicação.

Outro fator que explica o ganho no desempenho do site é a integração com as redes sociais oficiais da Casa. O Brasil é o terceiro País que mais usa esse tipo de plataforma no mundo e essas páginas acabam se tornando, também, fonte de informação (Comscore, 2023). Assim, os perfis do Parlamento goiano no FacebookInstagram e X (antigo Twitter), ao fazer link direto com as matérias produzidas pelo portal, são uma das principais portas de entrada para o site oficial. 

A estrutura de comunicação da Casa, hoje, atua em três grandes eixos: imprensa, TV e redes sociais. Equipes multidisciplinares levam os mais diversos conteúdos ao cidadão, orientadas pela atual gestão do presidente Bruno Peixoto (UB), no intuito de servir ao interesse público.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo