Cultura

Poesia que Transforma é aposta de Bráulio Bessa para a abertura da Vitrine do Conhecimento 2019

Class News

Uma trajetória de vida inspiradora, marcada por muito trabalho, conquistas profissionais e versos que viralizaram nas redes. Essas serão algumas das dinâmicas da palestra de Bráulio Bessa, hoje, dia 27 de março, na estreia da Vitrine do Conhecimento 2019. O projeto idealizado pelo Instituto Flamboyant chega à sua quarta edição, com apresentação da MKT Link, associada da Fundação Dom Cabral. Até agosto deste ano, serão realizadas quatro palestras patrocinadas pelo Flamboyant Shopping Center, Claro e Unimed Goiânia

Restando poucos ingressos disponíveis para trocas, onde o público que garantir lugar poderá conferir o tema “Poesia que transforma”. O conteúdo é baseado no livro Poesia com Rapadura, segunda obra do artista, lançada após o sucesso do quadro fixo que o poeta assina no programa Encontro com Fátima Bernardes, na rede Globo. A publicação oferece uma coletânea de poemas conhecidos nacionalmente, mas que, sobretudo, valorizam a cultura nordestina, seja pela fé, pelo amor, ou pela alegria.
Consagrando a originalidade de um artista que se orgulha de suas raízes, o livro alcançou os primeiros lugares na lista da Veja e do Jornal o Globo, logo na primeira semana de lançamento e também colocou Bráulio como o primeiro escritor de literatura de cordel a chegar ao topo da lista de mais vendidos na Amazon. Entre os destaques, a obra traz o poema “Recomece”, trazendo o tom de otimismo, luta e coragem da apresentação motivacional, que chega à Vitrine do Conhecimento. A proposta é mostrar o papel da poesia na transformação da vida das pessoas.
Sobre Bráulio Bessa
Vendo os “versos se bulir” desde muito cedo, aos 14 anos o menino de Alto Santo, interior do Ceará, rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Tendo como principal fonte de inspiração a poesia de Patativa do Assaré, Bráulio Bessa também versava à sua maneira dos afetos e da vida no sertão.
Em 2012 com a criação de uma página na internet, sua poesia alçou voos distantes e tal como a ave canora patativa, seu cantar encantou todo o Brasil. Ultrapassando a marca de 200 milhões de visualizações em seus vídeos, o poeta também é recepcionado semanalmente pelas famílias brasileiras no programa de TV Encontro com Fátima Bernardes, do qual é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos.
Ele foi o artista mais assistido de toda plataforma de entretenimento da Rede Globo em 2017. Disseminando sua poesia aos quatro cantos, é autor de dois livros – Poesia com Rapadura e do Best Seller Poesia que Transforma. Bráulio é considerado um fenômeno do mercado literário atual e um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.
Nas redes sociais, destaque para o seus mais de 264 mil inscritos no YouTube e 1,4 milhões de seguidores. Buscando proximidade com o público, Bráulio também viaja por todo Brasil para realizar palestras motivacionais. Ele segue sua luta pela visibilidade do Nordeste, conquistando o carinho do país inteiro.
Mecânica de acesso 
para conferir as palestras, basta doar um livro de literatura infantil em perfeito estado de conservação, no Flamboyant Shopping Center  Stand Flamboyant Social – Piso 1, em frente ao banco Bradesco, no mês em que ocorrerá cada palestra. As trocas de ingressos para a palestra “Poesia que transforma” acontecem até 27 de março ou enquanto houver ingressos disponíveis para trocas. O regulamento completo se encontra disponível no posto de trocas – Stand Flamboyant Social – Piso 1, em frente ao banco Bradesco.
Serviço:
Vitrine do Conhecimento
Realização: Instituto Flamboyant
Apresentação: MKT Link / Fundação Dom Cabral
Patrocínio: Flamboyant Shopping Center, Claro, Unimed Goiânia
O que: quatro palestras de março a setembro
Onde: estacionamento coberto do Flamboyant Shopping Center, Deck Sul 1
Ingresso: um livro de literatura infantil em perfeito estado de conservação dá direito a um ingresso (vagas limitadas)
Posto de trocas de ingressos:  Flamboyant Shopping Center – Stand Flamboyant Social – Piso 1, em frente ao banco Bradesco
Informações: 3546 2058 HYPERLINK “comunicacao@institutoflamboyant.org.br”comunicacao@institutoflamboyant.org.br
Assessoria de imprensa: FatoMais Comunicação 62 3942-1999
Próximas palestras Vitrine do Conhecimento 2019
26 de junho – Luiz Felipe Pondé – O desafio da mudança – período de trocas: 12 a 26 de junho
28 de agosto – Ana Cláudia Quintana – A vida que vale a pena ser vivida – período de trocas: 14 a 28 de agosto
25 de setembro – Fabiano Moulin e Pedro Calabrez – Como o cérebro constrói a realidade – período de trocas: 11 a 25 de setembro
Sobre a Vitrine do Conhecimento
O projeto Vitrine do Conhecimento está em seu quarto ano consecutivo e por ele já passaram nomes como Eugênio Mussak, o psicólogo João Cordeiro, o ex-executivo da Disney Claudemir de Oliveira, Ângelo Brandini, do Doutores da Alegria, o maestro e pianista João Carlos Martins, o professor João Cândido Portinari, o psicólogo Rossandro Klinjey, o  velejador Amyr Klink, o historiador Leandro Karnal e o filósofo Mário Sergio Cortella.
As vagas para as palestras são limitadas e parte dos livros arrecadados é doada a instituições parceiras do Instituto Flamboyant. A outra parte do acervo é utilizada para ampliar o projeto Vitrine do Conhecimento Itinerante. A biblioteca itinerante já percorre escolas públicas da cidade e região metropolitana levando informação e conhecimento de forma lúdica.  “Trata-se de uma iniciativa que teve sua estreia na Escola Municipal Jardim Olímpico 2, em Aparecida de Goiânia. Somente lá, registramos a presença de 530 crianças que vivenciaram a experiência da leitura de maneira lúdica e atrativa. Ao final da programação, cada criança é presenteada com uma obra, materializando aquele momento especial e planejado para estimular o hábito da leitura”, exemplifica Adeline Manso, gerente do Instituto Flamboyant.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo