GastronomiaNotícias

3 receitas fáceis de fazer com bacalhau para as festas de final do ano

Class News

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de preparo com o peixe versátil e saboroso, que já conquistou espaço nas ceias natalinas

Bacalhau na Brasa

O bacalhau é apreciado por muita gente e seu consumo já virou tradição nas festas de final de ano. A quase um mês das ceias natalinas, já é tempo de se programar para incluir o peixe no cardápio dos encontros com família e amigos. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina receitas práticas com o versátil e nutritivo pescado. “O bacalhau é fonte importante de proteínas, minerais e gorduras boas, como o ômega-3, que são nutrientes essenciais para nossa saúde, e pode ser preparado de diversas formas e agradar a todos os paladares”, explica.

Assado com legumes, gratinado com batatas e azeite, preparado como escondidinho com batata ou mandioquinha ou em saladas com folhas e grãos, o bacalhau é uma ótima opção para dias mais quentes. “Nos lanches, é possível o peixe integrar o cardápio como ingrediente de tortas e bolinhos, que podem ser preparados assados, e agregar uma boa fonte proteica ao cardápio”, ensina Renata.

A nutricionista orienta que para um bom preparo, o dessalgue do peixe deve durar 24 horas. “O bacalhau deve ficar imerso em um recipiente com água potável, tampado, e mantido na geladeira para evitar o crescimento de bactérias. A troca da água deve ser feita a cada 4 a 6 horas, sempre sob refrigeração. Pedaços grandes exigem mais tempo para que a dessalga seja suficiente”.

Renata alerta que na hora da compra é importante prestar atenção à validade e observar as características do produto. “O bacalhau geralmente tem a pele e a carne de cor clara e uniforme, com cheiro característico. Para ter garantia de produto fresco, é sempre importante comprar o peixe em locais de sua confiança, que comprovem a origem do pescado, que atesta a sua qualidade”.  

O Oba Hortifruti oferece a linha Obacalhau, peixe de marca própria, importado direto de Portugal, comercializado em todas as lojas da rede, com garantia de origem e qualidade, com cortes nobres, seja filé, lombo, lascas ou desfiados.

A nutricionista ensina 3 receitas fáceis de preparar com Obacalhau.

Bacalhau na brasa 

2 postas de Obacalhau dessalgadas 

½ colher de chá de sal 

1 colher de chá de folhas de alecrim 

2 colheres de sopa de azeite 

Pimenta preta a gosto 

Modo de preparo:

Tempere o bacalhau com azeite, sal, pimenta e alecrim. Leve para assar em braseiro médio, com a pele virada para baixo, por cerca de 30 minutos. 

Bacalhau com brócolis e batata 

500g de Obacalhau em lascas 

Buquês de 1 maço de brócolis 

4 batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas

Pimentão colorido cortado em tiras para decorar

½ xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço para decorar

Salsinha picada a gosto para decorar

Modo de preparo:

Cozinhe separadamente o bacalhau, o brócolis e as batatas em água com sal por cerca de 10 minutos cada. Retire os alimentos da panela de cozimento e doure o bacalhau em uma frigideira com azeite. Faça o mesmo com as rodelas de batata. Separe uma travessa de vidro e acomode primeiro metade das batatas. Em seguida, acomode o bacalhau e o restante das batatas, cobrindo o peixe. Adicione os buquês de brócolis e finalize decorando com os pimentões, as azeitonas e a salsinha. Leve a travessa ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos e sirva em seguida. 

Salada de espinafre com bacalhau 

2 postas de Obacalhau dessalgado

100ml de leite integral

1 xícara de chá de grão-de-bico 

Folhas de ½ maço de espinafre

Buquês de ½ brócolis 

Azeite a gosto

Sal a gosto

Azeitonas pretas sem caroço a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o bacalhau no leite até que fique bem macio. Separe as lascas de bacalhau e leve à geladeira. Deixe o grão-de-bico de molho na água por 12 horas antes do cozimento. Depois, cozinhe com água e sal por cerca de 15 minutos. Cozinhe os buquês de brócolis por cerca de 10 minutos com água e sal. Coloque as lascas de bacalhau, os buquês de brócolis, as azeitonas e o grão-de-bico em uma travessa. Adicione as folhas de espinafre e tempere tudo com azeite, sal e pimenta a gosto. Sirva gelado.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI:

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha. A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo