GovernoNotícias

Jogos da Juventude 2022: Goianos faturam bronze no taekwondo e são promessa no wrestling

Class News

Delegação de Goiás, que conta com incentivo do Estado, conquistou três medalhas na quinta-feira. No fim de semana, outra equipe embarca para Aracaju na expectativa de aumentar o número de pódios

Com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cerca de 200 alunos-atletas participam da etapa nacional dos Jogos da Juventude 2022, realizados em Aracaju (SE). Na quinta-feira (8/9), o Time Goiás garantiu bronze triplo no taekwondo júnior masculino. Já para este fim de semana, uma turma do wrestling embarca para a capital sergipana com retrospecto positivo e, consequentemente, boas chances de subir ao pódio.

No taekwondo, cinco goianos participaram da disputa, sendo que os três medalhistas foram Pedro Ernesto Carvalho (até 55Kg), Rafael Pereira Uchoa (até 63Kg) e Lucas Souza Uchoa (até 73Kg). Todos os atletas goianos passam por um programa de treinamento e palestras no Camping Esportivo Time Goiás, estruturado pelo Estado, e embarcaram para a etapa nacional em transporte aéreo, sem custos.

Rafael e Lucas recebem incentivo do Governo de Goiás, por meio do programa Pró-Atleta. Para Lucas, que superou recentes lesões nos joelhos e tornozelos, a medalha de bronze coroou seu esforço. “Obrigado pelo apoio. Não estaria aqui se não fosse o direcionamento do mestre Francisco”, afirmou, em referência ao técnico. “Esses atletas vêm demonstrando talento para representar Goiás e o Brasil nas competições”, comentou o treinador sobre a qualidade do esporte goiano.

Wrestling
Neste fim de semana, quem entra em cena é a categoria juvenil de wrestling. Uma das principais promessas é Max Gabriel, que faturou duas medalhas de ouro nos Jogos da Juventude 2019, disputados em Blumenau (SC). Nesta edição, o goiano competirá no estilo livre e na luta greco-romana. Ao lado de seus colegas de equipe, ele embarca neste sábado (10/9) para Aracaju. As competições terão início no domingo (11), no Centro de Convenções AM Malls.

“Respiro 100% estudo e esporte. Tenho treinado com o objetivo de ser campeão olímpico de wrestling e campeão mundial dentro do jiu-jitsu”, projetou Max Gabriel, que recebe bolsa de incentivo do Estado. Apesar de jovem, o atleta faz planos para o futuro: quer ser treinador para compartilhar seu conhecimento com novas gerações. “O esporte muda vidas, dentro e fora do tatame”, enfatizou.

Outro destaque do Time Goiás é Cauany Brandão, que estuda em uma escola indígena segue para a etapa nacional representando o povo Tapuia, da aldeia Carretão, e as mulheres goianas. Ela competirá na categoria peso leve. No início, Cauany competia no atletismo, porém, foi na luta que se viu motivada, a partir das referências que carrega de sua tribo.

“Algumas tribos possuem lutas de contato tradicionais, que são semelhantes à luta olímpica. Acredito que seja interessante desenvolver um trabalho com os indígenas em Goiás. Podemos revelar um grande potencial de atletas nesta modalidade”, destaca um dos técnicos da delegação goiana, José Adriano Bispo Araújo (Jaba).

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo