Casa

João Daniel apresenta Suíte das Pedras na 26ª CASACOR Minas Gerais

Class News

Fotos: Jomar Bragança

O arquiteto João Daniel assina a Suíte das Pedras para a 26º edição da CASACOR Minas Gerais, que segue até 31 de outubro no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Em sua primeira participação na mostra, o profissional apresenta um conceito de literalidade, através de uma arquitetura afetiva, que valoriza elementos naturais e destaca a beleza das pedras preciosas e dos minerais encontrados em Minas Gerais

Em um generoso espaço integrado, com 120m² ao todo, ele apresenta as riquezas naturais regionais, aliadas à inovação, tecnologia e ao convívio de um casal em busca de conexão constante com a natureza. Observa-se um contraponto usual dos elementos, que se convergem em conforto e dinamismo do cotidiano.

Uma das maiores preocupações do arquiteto foi criar um espaço que pudesse estar inserido no campo, montanha, praia, ou até mesmo em um rooftop. A funcionalidade e praticidade foram elementos primordiais para o desenvolvimento do projeto, e buscou inspiração no uso de materiais nobres e cores sóbrias, que remetem a solidez da terra.

Grande parte dos materiais utilizados são de produção regional e todos com certificados produzidos por indústrias que respeitam o meio ambiente. Dessa forma, busca incentivar a economia local, ampliando a geração de emprego e renda, além de diminuir o impacto ambiental. A maioria do mobiliário e equipamentos são “soltos”, ou seja, podem acompanhar o casal se optarem por mudar de residência. Essa preocupação com a reutilização contribui para diminuir o consumo e descarte no planeta.

A Suíte contempla uma cama generosa e convidativa, que junto ao home-office compõe a ilha do ambiente e é rodeada pela lareira e estante de memórias. Ao lado, o estar íntimo, que apoiado por uma mesa, pode servir um café da manhã, ser um espaço de relaxamento e de leitura. Atravessando todo o projeto, desde a fachada, temos um coxo de seixos rolados com pedra originalmente balinesa, além das pedras preciosas ornamentais e de coleção.

Em seguida fica a área do closet e banho, também integrados. O armário moderno e amplo, que mais parece uma vitrine, esbanja elegância e sofisticação. A ilha formada pela bancada das cubas e banheira de imersão, são ladeadas pelo box e penteadeira. Destaque para a varanda que se integra ao ambiente, com um pergolado de aço corten, que oferece multifuncionalidade, além de personalidade.

O projeto é composto por painéis de marcenaria e bricks cerâmicos, forro de madeira, piso cimentício e pedras ornamentais. Os materiais e tecidos remetem ao minério, ouro e principalmente às pedras naturais, riquíssimos em texturas, traz dinamismo e acolhimento, além de fluidez e leveza. Atende as necessidades e hábitos no exercício do “Olhar para dentro” e renovação diária.

O ambiente é completamente automatizado, com diversas soluções de áudio e vídeo, incluindo um trilho elétrico com 9 metros de extensão, onde um único aparelho de TV pode percorrer todo o espaço. Desta forma, a TV pode ser apreciada do quarto, closet e até mesmo da banheira. A principal tendência apresentada será o high/low dentro da decoração, a utilização de peças com valor agregado elevado que estabelecem um intenso diálogo com outras peças mais simples. Antes utilizado muito na moda, hoje na arquitetura.

A iluminação e ventilação natural, apareceprotegida da insolação direta pelas árvores e vegetações existentes. Já a iluminação artificial foi criteriosamente pontuada, para destacar as obras de arte e circulações.

Sobre João Daniel Arquitetura

Multidisciplinar e perfeccionista – Esse lema descreve a ótica de trabalho e compromisso com a qualidade que é facilmente perceptível em seu trabalho. As formas nítidas, detalhes primorosos e ricos na paleta de materiais, caracterizam seus projetos e são aplicados em empreendimentos comerciais, institucionais, residenciais e reformas. Esta diversidade é agregada a um espírito criativo aguçado com ideias ousadas, baseadas no conhecimento e repertório do profissional, que coleciona experiências panorâmicas no desenvolvimento de projetos e curadoria de objetos para decoração.

Em 12 anos de experiência acumulada no segmento, excede cinco centenas de projetos desenvolvidos, com uma estrutura eficiente e eficaz, investe continuamente em aprimoramento profissional para o desenvolvimento de uma arquitetura de resultados, que oferece amplo escopo de soluções de planejamento, da definição do projeto ao acompanhamento da obra. Desta forma, converteu seu nome em um dos principais cartazes da arquitetura em Governador Valadares, fruto de uma atuação criteriosa e próxima ao cliente, que imprime um aspecto mais exclusivo às obras.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo