GovernoNotícias

Fórum de secretários da administração define boas práticas de gestão pública

Class News

Conteúdo será publicado em um e-book, em novembro, também será apresentado na Bolsa de Valores brasileira e entregue aos governantes que vão iniciar mandato em janeiro

Secretário Bruno D’Abadia

Após dois dias de imersão em pautas relacionadas à gestão pública, o 123° Fórum do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad) terminou nesta sexta-feira (16/09), em Goiânia. A edição reuniu mais de 250 representantes dos órgãos de todo o País e foi conduzida pelo titular da Secretaria de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, que também é presidente do Consad. Divididos em grupos temáticos, os participantes apresentaram aos conselheiros um compilado de boas práticas administrativas de suas respectivas áreas para serem publicadas em um e-book. A publicação será lançada em novembro.

As equipes trabalharam durante meses para concluir a coletânea de boas práticas de gestão pública que servirão como apoio para que os governantes elejam prioridades e foquem em políticas públicas eficazes para os próximos quatro anos. Bruno D’Abadia agradeceu aos membros dos grupos pelo empenho na elaboração do e-book e enfatizou o viés “republicano do trabalho, que vai contribuir para que o País avance cada vez mais em áreas essenciais da administração”, pontuou.

Os grupos de trabalho, divididos em oito temáticas, apresentaram o panorama de suas áreas, os desafios, as metas e as soluções que podem contribuir para o aperfeiçoamento da gestão nos Estados. Os conteúdos englobam, por exemplo, as melhorias viabilizadas pela transformação digital, como economicidade e transparência, a importância da ciência de dados para a tomada de decisões com base em evidências, afastando achismos na gestão pública, e a intensificação das agendas promovidas pelas escolas de governo.

Os mecanismos para promover uma gestão patrimonial estratégica e eficiente também foram abordados, principalmente pela natureza jurídica da função para aprovação das contas governamentais. O cenário das concessões e parcerias público-privadas no Brasil, a gestão de pessoas no serviço público, as prioridades da área responsável pela saúde dos servidores, entre outros temas da gestão pública, também foram pautados nas apresentações dos grupos de trabalho.

O e-book de boas práticas de gestão pública será lançado no próximo Fórum do Consad, em novembro, na cidade de São Paulo. A publicação será apresentada na Bolsa de Valores brasileira (B3) e entregue aos governadores eleitos e reeleitos.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo