GovernoNotícias

Governo de Goiás amplia vagas para profissionalização de socioeducandos

Class News

Jovens que cumprem medidas socioeducativas em Formosa e Luziânia serão capacitados em mecânica, em curso oferecido em parceria com o Senai. Formação visa facilitar ingresso no mercado de trabalho

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), assinou nesta semana termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a realização de cursos profissionalizantes de Mecânica Automotiva e Mecânica de Motocicleta para adolescentes dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) de Formosa e Luziânia. As aulas terão início ainda neste mês.

Serão abertas 30 vagas, sendo 15 para cada uma das cidades. Cada formação tem carga de 160 horas, incluindo as partes teórica e prática. Os cursos atendem à política de educação profissional e desenvolvimento de adolescentes do sistema socioeducativo do Estado e buscam facilitar a inserção no mercado de trabalho, a partir da qualificação gratuita, com direito à certificado.

Em agosto, outros 12 jovens do Case de Goiânia já haviam sido contemplados com o curso de Mecânica de Motocicletas. Um dos participantes, o adolescente KHS, 15 anos, avalia que agora se sente preparado para buscar oportunidades e conseguir independência financeira. “Aprendemos muitas coisas e com isso vou arrumar um serviço em um lugar que eu sempre quis trabalhar”, compartilha.

De acordo com o secretário da Seds, Wellington Matos, o investimento na profissionalização dos socioeducandos é um compromisso da atual gestão e já tem gerado bons resultados. “Temos jovens saindo dos Cases direto para postos de trabalho qualificados, sendo contratados por empresas consolidadas e refazendo suas vidas, junto com as suas famílias”, informa.

Outros cursos
O Sistema Socioeducativo oferece vários cursos e oficinas nos seis Cases de Goiás, localizados em Goiânia, Anápolis, Formosa, Itumbiara, Luziânia e Porangatu. Entre eles, Eletricidade Básica, Barbearia, Artesanato, Música, Horticultura, Confeitaria, Panificação e Estamparia. A maioria é fruto de parcerias com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria da Retomada e entidades do terceiro setor.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo