Notícias

Frutas podem ser boas aliadas contra os excessos das festas de fim de ano

Class News

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de como ter uma alimentação leve e hidratar o corpo entre as comemorações

Fim de ano é tempo de reunir familiares e amigos em volta de uma mesa repleta de comidas, brindar e comemorar a vida. Peru, castanhas, leitoa, doces e bebidas. Há opções para todos os gostos na ceia de Natal e no Réveillon. Mas, como aproveitar a comilança característica dessa época, sem colocar em risco a saúde e comprometer a forma física?  Ou até mesmo evitar uma indisposição no dia seguinte?

Para a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a sugestão para essa época do ano é o que deve ocorrer em todos os outros períodos: devemos priorizar os momentos especiais e seguir com a rotina regrada nos demais dias. “Muitas pessoas têm medo de engordar nesse período do ano. Acho válido reforçar que aproveitar as festividades com responsabilidade não nos oferece esse risco”, ressalta. “O grande problema é manter o mesmo ritmo da ceia de natal até passar o ano novo, ou seja, quase 10 dias seguidos de excesso. Aí, certamente, acumularemos mais gordura corporal”, aponta.

Para quem tem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, esse tipo de comportamento pode ser ainda mais danoso, devido ao risco de descompensar o controle da doença. “Devemos aproveitar as ceias e a família. Mas, nos cuidarmos nos dias seguintes é fundamental.”

Já no quesito bebidas alcoólicas, o ideal é consumi-las com moderação e aos poucos, alternando com ingestão de água e alimentos.  Caso tenha exagerado nas doses, a orientação da nutricionista para aliviar a famosa ressaca é: descanso, reidratação e restabelecer os níveis glicêmicos. “A minha principal dica é abusar da hidratação e apostar em alimentos frescos, ricos em antioxidantes”, sugere.

“Todos devem aproveitar os dias de festa, mas é legal pisar no freio nos intervalos. Ingerir pelo menos duas frutas e quatro porções de verduras e legumes ao dia, ajuda muito a reduzir o estresse oxidativo, ocasionado pelos excessos nas comemorações”, explica.

Renata aponta que as frutas sempre são boas fontes de água, fibras, vitaminas e minerais e indica as mais usadas na ceia, como o pêssego, as uvas e o abacaxi, para serem aproveitadas no pós-festa. “O pêssego, que fica muito saboroso nessa época do ano, nos fornece, principalmente, grande quantidade de fibras, importantes para a saciedade e para o funcionamento do intestino; potássio, importante para saúde cardiovascular e vitamina C, que tem ação antioxidante e ajuda na produção de colágeno e magnésio, prevenindo câimbras e ajudando a regular o sono”, conta a nutricionista.

Já as uvas, em geral, são muito ricas em antioxidantes, principalmente o resveratrol, que previne problemas cardiovasculares. Além disso, possuem fibras, cálcio e potássio.Segundo Renata, o abacaxi é outro excelente aliado para uma alimentação equilibrada, pois tem uma propriedade digestiva muito importante, devido a presença de uma substância chamada bromelina. Também possui fibras, vitamina C e vitaminas de complexo B, importantes para o sistema nervoso.

A nutricionista também reforça a importância da hidratação. “Ingerir bastante água também é fundamental, ainda mais por se tratar de uma época do ano de muito calor.” Ela indica o consumo de frutas na forma de sucos, picolés, em vitaminas, misturadas à saladas de folhas, assadas com carnes, in natura e muito mais!

Para se inspirar, dá só uma olhadinha nessas receitas leves e irresistíveis, feitas com abacaxi, pêssego e uva, para consumir entre as festas.

Smoothie de abacaxi com água de coco

Ingredientes:

500mL de água de coco

2 xícaras de abacaxi picado e congelado

10 folhas de hortelã

Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida

Piña colada não alcoólica

Ingredientes:

½ xícara de suco de abacaxi½ xícara de leite de coco

50mL de água de coco½ xícara de abacaxi picado

Açúcar ou adoçante a gosto

Gelo a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira e misture bem. Se desejar, amasse os pedaços de abacaxi com a ajuda de um masserador.

Mimosa não alcoólica

Ingredientes:

1 copo de suco de laranja integral

1 copo de suco de uva verde integral

½ copo de água com gás

½ copo de uvas sem semente congeladas

Gelo a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e sirva

Escondidinho de uva fit

Ingredientes:

400mL de leite integral

5 colheres de sopa de farinha de aveia

1 colher de sopa de essência de baunilha

2 xícaras de chá de uvas sem semente cortadas ao meio

Raspas de chocolate 70% cacau

Modo de preparo:

Faça um creme, cozinhando em fogo baixo o leite, a aveia e a essência de baunilha.Acomode, em taças,  as uvas cortadas ao meio e cubra com o creme.Cubra o creme com as raspas de chocolate amargo e leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir.

Milk shake de pêssego

Ingredientes:

1 caixinha de creme de leite

3 copos de leite de desnatado

1 copo de sorvete de creme½ copo de pêssegos picados

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no  liquidificador e sirva em seguida.

Geleia de pêssego

Ingredientes:

1 kg de pêssegos bem maduros, sem sementes e picados

½ kg de açúcar crista

l½ xícara de suco de limão

1 pau de canela

1 colher de chá de cravos da índia

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo até atingir a consistência de geleia.Coloque em potes de vidro e guarde na geladeira após resfriar

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo