GastronomiaNotíciasSaúde

Como garantir boa alimentação na infância?

Class News

Nutricionista do Oba Hortiruti, Renata Guirau, ensina a manter dieta equilibrada com nutrientes necessários para o crescimento saudável

A boa alimentação é importante em todas as fases da vida, mas na infância, tem papel determinante para o desenvolvimento das crianças. E o grande desafio é manter uma dieta equilibrada com o consumo de todos os nutrientes necessários para o crescimento. “Durante a infância, o corpo está em desenvolvimento de seus órgãos e funções, e a nutrição tem papel fundamental nesse processo.  E é nesse período que a criança molda seus hábitos alimentares, por isso, é imprescindível oferecer uma alimentação adequada e variada para uma boa qualidade de vida no futuro”, diz a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

A nutricionista explica que alimentos ricos em carboidratos, como batatas, arroz, aveia, frutas, como banana, uvas, mamão, além de legumes, como cenoura, abóbora e beterraba, vão fornecer a energia necessária para as atividades diárias, assim como as gorduras boas, azeites, peixes, sementes e castanhas, que também ajudam no desenvolvimento saudável do cérebro.  

Já o consumo de boas fontes de proteínas é fundamental para a produção de novas células e para garantir o crescimento adequado. Carnes, feijões, leite e derivados, além de ovos, têm boa quantidade desse nutriente. Renata observa ainda que a ingestão de cálcio ajuda na formação adequada de ossos e dentes, além de auxiliar na saúde muscular e no controle dos eletrólitos do sangue. “Consumir leite, queijos, iogurtes, feijões, verduras escuras como brócolis, couve e espinafre ajuda a garantir o aporte adequado”.

A especialista alerta que ferro é essencial para prevenir anemia, doença que na infância pode prejudicar o ganho de peso, o crescimento, o desenvolvimento neurológico e o aprendizado escolar. O nutriente está presente nas carnes, nos feijões e nos vegetais escuros, como brócolis, espinafre e couve.

“Todas as vitaminas e minerais são importantes durante a infância. O consumo de alimentos caseiros, com variedade e contendo todos os grupos alimentares, é o melhor caminho para garantir que a criança receba todos os nutrientes que precisa”, ensina a especialista.  

Renata lembra que é na infância que se aprende a alimentação adequada. “O paladar é moldável de acordo com os estímulos que recebe, e isso é ainda mais forte na infância, fase em que a criança está formando seu hábito alimentar”. A nutricionista alerta que as crianças vão aprender a gostar mais dos alimentos aos quais são expostas com frequência, por isso, é essencial oferecer produtos de qualidade e evitar os ultraprocessados, que geralmente são hiperpalatáveis e ensinam o paladar a rejeitar os mais naturais, que não têm esse superestímulo. “Uma criança que come bolachas recheadas com frequência tende a deixar de gostar de frutas, pois elas não são doces perto do estímulo que a bolacha recheada oferece”, exemplifica.  

Além disso, crianças aprendem a comer observando o que os adultos comem. “Conforme eles crescem, cada vez mais, seu hábito alimentar se assemelha com um dos pais ou com os dois. Famílias que não comem frutas, verduras e legumes diariamente, provavelmente, terão mais dificuldades de ter uma criança que aceite esses grupos de alimentos. Portanto, antes de mudar o hábito alimentar da criança, é importante que os pais estejam atentos aos seus próprios hábitos”.  

Para ajudar a elaborar um cardápio nutritivo para as crianças, Renata ensina cinco receitas

Omelete de forno

8 ovos 

½ maço de folhas de espinafre 

Sal, cebola e alho a gosto 

Tomate-cereja para decorar 

Queijo parmesão para gratinar

Modo de preparo:
Bata os ovos com um fuê (batedor de claras). Pique as folhas do espinafre, refogue com o alho e a cebola, e misture aos ovos. Acerte o sal e coloque em um refratário. Decore com os tomates-cereja cortados ao meio. Acrescente o queijo parmesão por cima da massa. Leve ao forno em fogo baixo até que os ovos fiquem bem cozidos. Se preferir, asse em forminhas de silicone e use como opção de lanche para a escola.  

Suco de maçã, couve e cenoura 

1/2 cenoura

1 folha de couve

2 galhinhos de salsinha

1 maçã

500ml de água

Modo de preparo;
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado 

Homus rosa 

1 xícara de chá de grão-de-bico cozido  

1 beterraba grande picada e cozida no vapor  

3 colheres de sopa de pasta de gergelim (tahine)  

3 colheres de sopa de caldo de limão  

2 colheres de sopa de azeite  

1 pitada de sal  

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no processador ou mixer. Antes de bater, certifique-se de que o grão-de-bico e a beterraba não estejam quentes. Guarde na geladeira, em recipiente fechado e vá consumindo em até 5 dias. 

Creme de morango com coco 

1 envelope de gelatina sem sabor 

½ xícara de chá de coco ralado 

½ xícara de chá de leite de coco 

4 colheres de sopa de mel 

½ xícara de chá de água 

1 xícara de chá de morangos picados 

Modo de preparo:
Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador a gelatina, o leite de coco, o mel, a água e os morangos. Coloque em taças e leve para gelar. Quando começar a ficar um creme firme, finalize com o coco ralado por cima de cada taça e volte para a geladeira por mais 2 horas antes de servir. 

Picolé colorido  

1 kiwi picado  

4 morangos picados

¼ de manga picada 

½ xícara de chá de uvas roxas sem semente cortadas ao meio  

Água de coco para completar as forminhas

Modo de preparo:  

Separe forminhas de picolé e faça camada colorida com cada fruta. Complete o volume das forminhas com a água de coco e leve ao freezer por pelo menos 6 horas antes de servir.  

Sobre o Oba Hortifruti:

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo