GastronomiaSaúde

Manteiga Ghee: benefícios para a saúde e sabor para as receitas

Class News

Mais concentrada que a versão tradicional, a manteiga clarificada garante benefícios nutricionais e sabor especial aos pratos . Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, sugere receitas de pão caseiro para saborear com a ghee e uma versão aromática

Conhecida por fazer parte do cardápio saudável de famosos, a manteiga clarificada, também chamada de manteiga ghee, conquistou muitos adeptos que buscam por mais qualidade de vida e sabor para as receitas. De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, essa versão do óleo é fonte de nutrientes, tem função antioxidante e é um alimento com alta densidade energética – o que atraiu diversas celebridades do mundo fitness.

              “Além disso, a ghee é rica em vitaminas A e E, que ajudam a fortalecer as defesas naturais do organismo, previnem o envelhecimento precoce e contribuem para a saúde da pele, dos olhos e dos cabelos. Também possui melhor digestibilidade que a manteiga comum, sobretudo por ter uma grande redução no teor de lactose”, explica a especialista.

              Por esse motivo, é recomendada, principalmente, por quem possui intolerância ao açúcar do leite. Não só isso, o alimento também é indicado para quem precisa diminuir a quantidade de sódio – um inimigo quando o assunto é pressão arterial e retenção de líquidos – já que sua composição é 100% livre do componente.

              Versátil, a manteiga clarificada pode ser utilizada em diversas aplicações culinárias e, como toda gordura, realça o sabor de preparações. O ingrediente pode fazer parte de receitas grelhadas, assados (bolos e tortas), para temperar saladas cruas e incrementar torradas e pães, em uma substituição a margarina comum.

              Entretanto, a nutricionista do Oba Hortifruti salienta que o consumo exige atenção: “Assim como qualquer outro alimento, quando consumida em excesso, a manteiga ghee também pode se tornar prejudicial para a saúde. Por isso, deve ser incorporada ao cardápio com cautela e dividindo espaço com outras fontes de gorduras, as insaturadas, como o azeite e as castanhas”, finaliza a profissional.

              Por fim, Renata ensina o passo a passo de pãozinho caseiro para degustar com a manteiga e uma versão da ghee que pode ser aromatizada com ervas de forma caseira. Confira!

PÃO CASEIRO

500g de farinha de trigo

250ml de água morna

1 ovo

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de chá de sal

2 envelopes de fermento granulado

1) Misture o fermento em 50ml de água e reserve.

2) Acomode a farinha em uma vasilha e acrescente o ovo, o sal e o açúcar.

3) Adicione o fermento e vá adicionando a água aos poucos, misturando a massa

inicialmente com uma colher de pau e, em seguida, sovando com as mãos até que a massa se solte da vasilha.

4) Deixe descansando por cerca de 30 minutos e, em seguida, abra a massa com um rolo de macarrão e modele no formato que deseja assar.

5) Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC até que o pão fique dourado.
6) Sirva ainda quente com manteiga ghee.

MANTEIGA GHEE AROMATIZADA

1) Aqueça a manteiga ghee em banho-maria até que fique bem líquida.

2) Adicione ervas de sua preferência (orégano, alecrim, manjericão).

3) Deixe descansando por pelo menos um dia antes de utilizar.

4) Utilize em pães, torradas ou para temperar carne e até mesmo saladas.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo