GastronomiaNotícias

10 frutas que não podem faltar nas festas de final de ano

Class News

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica as propriedades dos alimentos e ensina receitas fáceis de fazer para as ceias

Panacota de Natal

As frutas são um dos itens indispensáveis nas festas de final de ano. Tornam a ceia mais colorida, saborosa e saudável. “Bonitas e nutritivas, são essenciais nos encontros entre família e amigos, e equilibram os sabores das preparações. Versáteis, podem fazer parte da decoração, do prato principal e da sobremesa”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

A especialista observa que são excelentes alimentos do ponto de vista nutricional. “De modo geral, fornecem água, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes para o nosso organismo. Nas estações mais quentes, como no final do ano, podem ser boas aliadas da hidratação, principalmente nos dias de temperaturas mais altas ou quando praticamos atividades físicas”.

As frutas da estação, como lichia, romã, abacaxi, manga, cereja, nectarina, pêssego, ameixa, uva e morango são excelentes opções para compor a ceia. “O abacaxi combina com carnes assadas, inclusive, ajudando muito na digestão proteica. Manga, romã, pêssego, ameixa e morango ficam ótimos nas saladas de folhas, mas as sobremesas são a melhor oportunidade para incluir todas as frutas no cardápio, frescas ou compondo bolos, tortas, geleias e caldas”, elenca a nutricionista.

Renata alerta que é importante ter cuidado na hora da compra. “É preciso ter atenção na escolha para que estejam frescas e saudáveis. As maduras são mais saborosas e nutritivas”.

A nutricionista selecionou 10 frutas que não podem faltar na mesa das festas de final de ano. São itens que estão com a produção em alta nesta época e têm os melhores preços, aroma, sabor e frescor.

Lichia: Rica em vitamina C, cálcio e potássio, pode ser consumida in natura sozinha ou ser usada para a elaboração de doces, compotas e drinques refrescantes.

Cereja: Intensa e refrescante, é rica em vitaminas A, B e C, antioxidante e antocianina, substância anti-inflamatória. Boa fonte de minerais e fibras alimentares, tem propriedades diuréticas e laxativas, além de inibir o apetite. Pode ser usada para acompanhar doces ou em caldas e receitas de carne.

Romã: Reconhecida por seu poderoso poder antioxidante e anti-inflamatório, também é usada em doces, molhos, geleias, sucos e drinques.

Ameixa: Fonte de fibras alimentares e extremamente benéfica para a saúde do sistema gastrointestinal, também é fonte de vitaminas C, A e K, e minerais. Pode ser usada em receitas doces, salgadas e também nos drinques e sucos.

Abacaxi: Rico em vitamina C e betacaroteno, é um diurético natural e auxilia também no alívio de dores de estômago, além de ajudar na digestão de proteínas.

 Pêssego: Com alto teor de fibras, regula o intestino e auxilia na prevenção de pedra nos rins. Antioxidante, também funciona como diurético e melhora o desempenho do fígado.

Manga: Rica em vitaminas A e C, é excelente para imunidade e saúde da pele. Consumida com a casca, aumenta o aporte de fibras. Pode ser usada em caldas, saladas de fruta e sorvete natural.

Nectarina: Tem alta concentração de vitaminas C,A e potássio. De sabor mais adocicado, fortalece o sistema imunológico, e suas fibras garantem um funcionamento regular do intestino.

Uva: Fortalece o sistema cardiovascular contra pressão alta e infarto. Rica em vitaminas K, C e antioxidantes como os flavonoides, é alimento com baixo índice glicêmico. Pode ser consumida fresca e usada em sucos, doces e drinques.

Morango: Rica em vitaminas C, A, E, B5 e B6, é fonte de cálcio, potássio, ferro, selênio, magnésio e antioxidantes. Protege as células contra os efeitos dos radicais livres e ajuda na imunidade e prevenção da artrite reumatoide, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento.

Renata ensina cinco receitas fáceis de fazer para compor o cardápio das ceias.

Panacota de Natal  

Creme:  
1 envelope de gelatina sem sabor
2 xícaras de chá de creme de leite  
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de baunilha (essência)
4 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:  
Dissolva a gelatina na água conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador com o creme de leite, o açúcar, o mel e a baunilha. Distribua em taças e leve para gelar.

Calda
½ xícara de chá de geleia de frutas vermelhas  
2 colheres de sopa de água  

Modo de preparo:
Aqueça a geleia no micro-ondas com a água e misture bem. Deixe esfriar.  

Para decorar:  
Folhas inteiras de hortelã
Ameixa fatiada
Pêssego fatiado
Cerejas
Romã

Modo de preparo:
Distribua a calda sobre o creme em cada taça. Decore com as frutas e uma folha de hortelã em cada taça.

Creme de romã na taça

Creme
1 pote de 200g de iogurte natural
½ envelope de gelatina sem sabor
2 colheres de sopa de pó para pudim de baunilha
Raspas de 1 limão

Modo de preparo:
Misture tudo e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos após levantar fervura. Coloque em taças e leve para gelar.

Calda
150ml de suco de romã
½ envelope de gelatina sem sabor
Açúcar a gosto.

Modo de preparo:
Misture 150ml de suco de romã, a metade da gelatina sem sabor e o açúcar. Cubra o creme feito na primeira etapa da receita e leve novamente para gelar, por pelo menos 2 horas, antes de servir.

Smoothie de cereja

1 banana congelada
1 xícara de chá de cerejas sem caroço
2 colheres de sopa de mel
2 a 3 folhas de hortelã

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, com o mínimo de água possível. Sirva imediatamente.

Compota de nectarina

4 nectarinas sem casca picadas
Suco de ½ limão siciliano
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de água
1 pau de canela
4 cravos-da-Índia

Modo de preparo:
Em uma panela, em fogo baixo, misture o açúcar, a água e o suco de limão. Mexa até começar a ferver. Acrescente, então, os demais ingredientes. Cozinhe sempre em fogo baixo até a água evaporar, formando a consistência de compota ou geleia. Armazene em geladeira e consuma acompanhado de torradas ou pães.

Salada de folhas com pêssego

4 pêssegos cortados em 4 partes
½ maço de rúcula
½ maço de alface roxa
100g de presunto parma fatiado
10 nozes cortadas ao meio
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de água

Para o molho
Misture a mostarda, a água, o azeite, o mel, o sal e a pimenta.
Monte a salada, misturando as folhas, e acrescente o tempero. Depois acrescente os pêssegos, o presunto parma e as nozes, e sirva em seguida.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo