CulturaNotícias

Orquestra Filarmônica de Goiás é finalista do Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera

Class News

Fotos: Cinthia Oliveira

Álbum com sinfonias de Claudio Santoro concorre em uma das sete categorias de 2022. Votação popular fica aberta até 18 de dezembro no site concerto.com.br

Aclamada pelo público, pela crítica e imprensa nacional e internacional, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) pode terminar 2022 com mais um título de peso. O CD Claudio Santoro Sinfonias nº 5 e nº 7, sob a regência de Neil Thomson, é finalista do Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera.

A obra, que conta com o selo Naxos, foi inserida no rol seleto durante votação de um júri especializado, realizada na última semana. Em sua 11a edição, o prêmio tem sete categorias e a OFG concorre na de CD/DVD/Livro.

Além da votação do público, aberta até a meia-noite de 18 de dezembro, haverá também o prêmio da crítica, que será revelado na edição de janeiro/fevereiro da Revista Concerto. Para participar da escolha popular, basta acessar o site concerto.com.br e clicar no link notícias. Cada pessoa pode votar apenas uma vez.

CD Claudio Santoro
Em 2019, o meio musical brasileiro celebrou o centenário do compositor Claudio Santoro (1919 – 1989). Não por acaso, naquele ano, o maestro britânico Neil Thomson e sua orquestra, a Filarmônica de Goiás, embarcaram em um projeto ambicioso: gravar a integral sinfônica do autor para o selo Música do Brasil, da gravadora Naxos. Começaram pelas sinfonias nº 5 e nº 7, que focam a década de 1950, período em que Santoro buscava uma linguagem mais direta e comunicativa com elementos brasileiros.

O álbum foi lançado em março deste ano e faz parte do projeto Brasil em Concerto, fruto de uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

Mais recentemente, no último dia 18 de novembro, a OFG lançou o álbum Santoro: Symphonies N.º 11,12 & Other Orchestral Works, também pelo selo Naxos. O novo trabalho já está disponível na plataforma Spotify.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo